Síndrome Metabólica Dieta: Cardápio Completo Passo a Passo

Tudo Sobre Síndrome Metabólica Dieta: cardápio completo passo a passo

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O que é Síndrome Metabólica?

É dado o nome de síndrome metabólica, um sequencia de fatos de riscos que aumentam o risco de doenças no coração, diabetes tipo 2 e outras, geralmente decorrida por causa do excesso de peso.

Nos EUA a síndrome tem se espalhado muito, os profissionais que fazem pesquisas sobre isso não tem certeza absoluta se o motivo é um só, mas o que eles têm percebido é em que na maioria dos casos, vem associada da obesidade.

 

 

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Sintomas Sindrome Metabolica

O que mais se observa que pode ter a doença é:

– Peso a mais na região da cintura para cima (obesidade central). Corpo em forma de “maça”.
– Dificuldade do funcionamento correto do hormônio insulina (necessária para auxiliar e fazer o controle da distribuição de açúcar em nosso corpo)
– Envelhecimento
– Alteração nos hormônios
– Sedentarismo

Sindrome Metabolica Tratamento

A principal meta do seu tratamento é diminuir o risco de ter doenças do coração e diabetes.

Procure um médico, provavelmente a primeira coisa que ele vai falar é para você mudar seu estilo de vida, ou fazer uso de medicamentos que diminuam sua pressão sanguínea, o açúcar no sangue e o colesterol alto.

Algumas dicas:

– Diminua seu colesterol alto, perdendo peso, mudança alimentar, exercícios e medicamentos para reduzir o colesterol é uma boa
– Perder peso também vai servir para a diminuição da pressão sanguínea
– 30 minutos de atividade físicas é o mínimo para você, para começar caminha de 5 a 7 dias
– PERCA PESO! Provavelmente você tem que perder 7% a 10% do seu peso atual
– De 500 a 1000 calorias é o valor que você poderá ingerir por dia.

Não se desespere a síndrome tem cura sim, é só você ir ao médico e seguir dicas básicas de uma vida saudável, isso melhorará você por completo!

 

Dieta para quem tem Sindrome Metabolica

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 ovo mexido, 1 torrada de pão de forma integral, 1 copo de polpa de morango batida com leite desnatado.
  • Opção 2: 1 banana fatiada, 1 iogurte natural, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de granola.
  • Opção 3: 1 fatia de pão integral light, 1 fatia de queijo branco light, 1/2 mamão papaia, 1 xícara de chá verde com abacaxi.
  • Opção 4: 1 xícara de salada de frutas, 1 iogurte de frutas, 3 biscoitos integrais com gergelim.

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de água de coco.
  • Opção 2: 1 picolé de fruta.
  • Opção 3: 1 copo de suco de melancia.
  • Opção 4: 1 banana cozida com canela.

Almoço

  • Opção 1: 1 pires de salada de alface, manga, palmito, tomate seco e mostarda, 1 bifinho acebolado, 2 colheres de sopa de arroz, 1 colher de feijão preto, 2 colheres de sopa de couve refogada.
  • Opção 2: 1 pires de salada de soja com legumes (chuchu, cenoura, abobrinha, vagem), 1 filé de peito de frango ao forno coberto com molho de tomate e manjericão, 2 colheres de purê de mandioquinha.
  • Opção 3: 1 pires de alface-americana, broto de feijão, tomate-cereja e lascas de mussarela de búfala, 1/2 berinjela recheada com carne moída (ou soja com molho de tomate), 2 colheres de arroz com brócolis e amêndoas.
  • Opção 4: 1 pires de salada de folhas com tabule, 1 quadrado médio de quibe assado.

Café da Tarde

  • Opção 1: 1 copo de iogurte, 2 colheres de sopa de granola.
  • Opção 2: 1 copo de iogurte de morango com banana.
  • Opção 3: 1 xícara de cappuccino light, 3 cookies integrais.
  • Opção 4: 1 barrinha de cereal light, 1 copo de chá verde gelado.

Jantar

  • Opção 1: 1 pires de alface-americana com lascas de maçã, cenoura e molho de mostarda, 2 colheres de atum em lata light refogado com cenoura, ervilha e milho, 2 unidades de torrada integral.
  • Opção 2: 1 pires de pepino com tomatinhos, trigo em grão e aceto balsâmico, 2 xícaras de picadinho de cenoura com champignon, 2 colheres de purê de abóbora.
  • Opção 3: 1 pires de repolho com alface, tomate, palmito e pepino, 1 hambúrguer de frango light grelhado com molho de tomate e 1 fatia de queijo, 1 fatia de pão integral.
  • Opção 4: 1 pires de escarola, rúcula, cebola-roxa, lascas de pera, trigo em grão e um fio de azeite,1 fatia de torta , 2 colheres de legumes assados (berinjela, abobrinha, tomates e pimentões) com ervas e pouco azeite.

Ceia

  • Opção 1: 1 copo de suco light.
  • Opção 2: 1 iogurte light.
  • Opção 3: 1 barrinha de cereal light.
  • Opção 4: 1 tangerina.

 

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