Quais São os Alimentos que Formam Mais Gases no Estômago?

Conheças os alimentos mais e menos formadores de gás no estômago

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Quais São os Alimentos que Formam mais Gases no Estômago?

Os alimentos mais flatulentos ou formadores de gases podem causar desconforto, “arrotos”, refluxo, e deixar a barriga parecendo maior.

Muitas pessoas evitam esses alimentos para deixar a barriga menor, em situações de “emergência” naqueles dias que precisam estar bem esteticamente como:

Casamento
– Batizado
– Aniversário
– Formatura
– Desfile
– Encontro romântico
– Apresentação em público.

Essa informação é importante para pessoas que acabaram de fazer cirurgia na vesícula ou não podem ter um desconforto na barriga no estômago com muito gás durante um período de recuperação.

Quais Alimentos São os Piores Causadores da Flatulência?

Há poucos dados científicos disponíveis para responder a esta pergunta.

A experiência, contudo, nos diz que os feijões (todos os tipos), o leite e os produtos lácteos podem ser os piores causadores de gás.

Outros Alimentos Problemáticos Incluem:

Cebola
Aipo
Cenoura
– Passas
– Damascos
– Suco de ameixa
– Produtos de trigo
Couve de Bruxelas

– Feijões.

Alimentos Flatulentos ou os que Formam Gases no Estômago.

Os alimentos flatulentos podem não necessitar eliminar completamente.

Às vezes, eles podem ser tolerados em quantidades menores.

Por exemplo, três copos de leite por dia podem causar um excesso de gás individual, mas limitar o leite a um copo por dia pode não causar problemas.

Às vezes a tolerância a determinados alimentos pode ser adquirida. Muitas pessoas se queixam de que a adição de fibra à dieta provoca gás.

Este problema pode geralmente ser reduzido adicionando a fibra gradualmente sobre um período de diversas semanas.

Alimentos que Contribuem para a Produção de Gás

Legumes Como:

Repolho
Rabanetes
– Cebolas
– Brócolis
– Couve de Bruxelas
Couve-flor
Pepinos
– Chucrute
– Couve
– Espargos
– Batatas
Nabos.

Frutos Como:
– Ameixas secas
– Damascos
Maçãs
– Uva passa
Bananas.

Cereais:

Todos os alimentos que contenham trigo e produtos de trigo, incluindo cereais, pães e doces. Verifique as etiquetas.

Comidas Gordurosas Como:

– Alimentos fritos
– Carnes gordas
– Molhos
– Cremes.

Líquidos Como:

– Bebidas gaseificadas
– Carbonatadas

Dicas para Reduzir a Flatulência:

Evite canudos, cigarros e charutos, goma de mascar e doces duros, beber em garrafas com bocas estreitas e ate mesmo dentaduras que não se encaixam corretamente.

Evite alimentos que contenham ar, como bebidas gaseificadas, carbonatadas ou natas batidas e medicamentos efervescentes, como bicarbonato de sódio.

Coma devagar, engolir alimentos com bebidas adicionam grandes quantidades de ar para o estômago.

Falar ao comer introduz gás no estômago.

Alimentos que Contribuem para Diminuição da Produção de Gás

Os alimentos que menos formam gás no estomago e são considerados pouco flatulentos são:

– Suco de cranberry
– Peito de frango
Arroz cozido no vapor
Beterrabas
Espinafre cozido
– Margarina
Pimenta
– Carne assada magra
– Cenouras cozidas
Salada de alface
Vinagre
– Berinjela

– Aipo

– Tomate

– Quiabo

– Prefira frutas sem a casca para diminuir a formação de gás.

– Torradas e biscoitos

– Alimentos cozidos: arros, carne moída ou desfiada, ovos caldo de legumes.

– Gelatina sem açúcar.

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