【DIETA PARA CANCER】Cardápio Alimentos para Afastar o Câncer

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Prevenção de câncer de mama dieta e estilo de vida – 6 dicas chave

 

Quando a atriz Angelina Jolie esteve nos noticiários em 2013 descrevendo sua susceptibilidade genética ao câncer de mama, muitas mulheres ficaram nervosas e ainda estão.

Eles estão se perguntando: “O que há no meu DNA?” A história da família da Sra. Jolie deu razão para sua preocupação.

Mas, para a maioria das mulheres, os genes desempenham um papel pequeno.

O que a ciência está encontrando, é que como vivemos pode influenciar no câncer de mama.

Obtenha 6 dicas chave sobre prevenção de câncer de mama, dieta e mudança de estilo de vida saudável.

 

→ CARDÁPIO COMPLETO FINAL DO ARTIGO

 

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(VÍDEO) Dicas para prevenção do câncer de mama Outubro Rosa

 

Prevenção do câncer de mama dieta e dicas de estilo de vida

O risco de câncer de mama está em parte relacionado ao número de ciclos menstruais que uma mulher tem.

Quanto mais ciclos, mais estrogênio o corpo produz, e maior o risco de câncer de mama.

Mas há uma grande quantidade de alimentos, fitness e outros fatores de estilo de vida que as mulheres podem fazer e começar hoje a reduzir significativamente o risco de câncer de mama.

Começaremos com as más notícias (e, em seguida, avançaremos para as boas notícias rapidamente, porque há muitas boas notícias).

 

Prevenção do câncer de mama dieta e estilo de vida no século 19

Independentemente das influências genéticas, as mulheres na América do século 21 e outros países desenvolvidos têm maior risco de câncer de mama do que as mulheres do século 19 e anteriores.

Mas as escolhas de estilo de vida que fazemos podem reduzir acentuadamente o risco.

O câncer de mama é uma doença que afeta muitas mulheres, as mulheres devem pensar em uma dieta e estilo de vida como um modo de prevenção do câncer de mama. Mulheres devem prestar atenção no ciclo menstrual.

Isso porque o risco de câncer de mama está em parte relacionado ao número de ciclos menstruais que uma mulher tem.

Quanto mais ciclos, mais estrogênio produz uma mulher. O estrogênio estimula a proliferação de células de mama, e quanto mais células se multiplicam em sua vida, maior o risco de câncer de mama.

Uma diminuição do número de ciclos menstruais foi comum nos séculos passados, mas não na América hoje e em outros países desenvolvidos. Até o século 20, muitas mulheres em todo o mundo experimentaram:

– Início tardio da menstruação, cerca de 17 anos de idade
– Ter seu primeiro filho logo após primeira menstruação
– Ter partos múltiplos
Menopausa precoce

A boa notícia é que há muito que fazer em termos de alimentação, fitness e outros fatores de estilo de vida que as mulheres podem fazer e começar hoje para diminuir significativamente o risco de câncer de mama.

“E sempre tenha em mente que 70 a 80% dos pacientes com câncer de mama não têm história familiar, o que significa que, para a maioria das mulheres, nossas escolhas de estilo de vida provavelmente são muito mais importantes do que a genética para evitar esta devastadora doença”, diz o Dr. Danine Fruge MD, Diretor Médico Associado e especialista em saúde feminina no Pritikin Longevity Center.

Aqui estão 6 diretrizes baseadas no estilo de vida dos médicos, nutricionistas, especialistas em exercícios e psicólogos de mudança de estilo de vida no resort de saúde Pritikin.

 

Dica 1 – Prevenção do câncer de mama Dieta e estilo de vida

Mantenha um peso saudável.

Acabar com excesso de peso e mantê-lo fora é a chave para a prevenção do câncer de mama.

Em uma revisão que destilou os resultados de mais de 7.000 estudos, os principais especialistas em câncer concluíram que a manutenção de um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de proteção contra câncer comum, incluindo o câncer de mama.

Olhando especificamente para o câncer de mama, a pesquisa 2 em mais de 99.000 mulheres pós-menopáusicas relatou que ganhar 4 a 20 libras (1,81 kg a 9,07 kg) depois dos 50 anos aumentou o risco de câncer de mama em 30%.

Em outro grande estudo, o estudo de saúde da enfermeira, que ganhou 24,94 kg depois dos 18 anos aumentou o risco de câncer de mama de uma mulher em seus anos de pós-menopausa em 45%.

Recentemente foi publicado uma investigação 4 em mais de 67.000 mulheres concluiu que o risco de cancro da mama foi 17% mais elevada em mulheres com excesso de peso em comparação com mulheres com peso normal, e 58% mais elevada em mulheres obesas.

A notícia realmente boa: vários estudos importantes, incluindo o Nurses ‘Health Study, descobriram que se você estava com sobrepeso, mas depois perdeu o peso, seus fatores de risco para o câncer de mama sintomas recuam, como se você nunca tivesse levado esses quilos extras.

 

Dica 2 – Prevenção do câncer de mama Dieta e estilo de vida

Mantenha uma tampa nos níveis de insulina.

Um crescente corpo de pesquisas é aprender que a insulina pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do câncer de mama.

Em um estudo recente, por exemplo, as mulheres com altos níveis de insulina encontraram o dobro do risco de câncer de mama.

Além disso, esse risco aumentado foi encontrado em mulheres com excesso de peso, bem como aquelas que eram magras.

O excesso de insulina, juntamente com substâncias relacionadas produzidas pelo organismo, como o fator de crescimento semelhante à insulina, é promotor de câncer porque alimentam o crescimento de tumores, suspeitam os pesquisadores.

Mas, mais uma vez, as mudanças de estilo de vida como uma alimentação saudável e um exercício regular podem diminuir esses produtores de câncer.

Em um estudo 6 na UCLA, James Barnard, PhD e colegas seguiram mulheres no Pritikin Longevity Center e descobriram que, após apenas duas semanas, as mulheres baixaram os níveis de insulina e o fator de crescimento semelhante à insulina.

Em uma investigação relacionada, os cientistas também descobriram que a adoção do Programa Pritikin retardou o crescimento de células de câncer de mama em testes laboratoriais in vitro e até induziu as células tumorais a se autodestruir.

 

Dica 3 – Prevenção do câncer de mama Dieta e estilo de vida

Coma uma dieta baixa em gordura e alta em alimentos integrais, como frutas e vegetais, como o Plano de alimentação Pritikin.

Uma das melhores maneiras de diminuir a ingestão de calorias e manter seu peso é reduzir a ingestão de gordura.

Grandes estudos de população descobriram que os países com a menor ingestão de gorduras alimentares têm as menores incidências de câncer de mama, bem como câncer de cólon e próstata.

Por outro lado, as mulheres criadas em culturas afluentes como os Estados Unidos, cheias de gordura gorda, como batatas fritas e cheeseburgers, sofrem as maiores taxas de câncer de mama no mundo – um aumento de 80% em relação às mulheres que vivem em Okinawa, Japão, onde a dieta a ingestão de gordura tem sido tradicionalmente baixa, cerca de 20% do total de calorias.

A pesquisa 9 também descobriu que, quando as mulheres de países de baixo risco de câncer de mama, como o Japão e a China, emigram para terras ocidentais de alta gordura, como os EUA, suas taxas de câncer de mama aumentam para os mesmos altos níveis de seus vizinhos ocidentais, e dentro de apenas duas gerações.

Se você já teve câncer de mama, um plano de alimentação saudável como Pritikin pode reduzir seu retorno.

Foi estudada mais de 2.400 mulheres que foram tratadas para câncer de mama em estágio inicial pela pesquisadora da UCLA, Rowan T. Chlebowski, MD.

Ela descobriu que as mulheres que foram direcionadas para reduzir a gordura em sua dieta eram significativamente menos propensas a ter seu retorno de câncer nos próximos cinco anos do que aqueles que continuavam a comer uma dieta rica em gordura.

No aconselhamento nutricional, as mulheres do grupo de baixo teor de gordura foram ensinadas a substituir alimentos gordurosos por alimentos mais saudáveis, como frutas e vegetais.

Eles também aprenderam estratégias como cozinhar com menos óleo, cortar manteiga e molhos de salada com alto teor de gordura, reduzir o tamanho das porções de carne vermelha e comercializar lanches com alto teor de gordura, como batatas fritas e produtos cozidos para opções mais baixas como pipoca e vegetais.

Todas as diretrizes estilo Pritikin.

Sim, continue comendo seus vegetais. Eles são benéficos não só para a saúde cardiovascular e controle de peso, mas também para a saúde da mama.

Em uma análise de mais de 990.000 mulheres ao longo de 11 a 20 anos, aqueles que consumiram mais vegetais tinham um risco reduzido de câncer de mama pós-menopausa.

Na pesquisa recente envolvendo mais de 337.000 mulheres em 10 países europeus, cientistas descobriram que um tipo de gordura era particularmente mortal: gordura saturada.

As mulheres que comiam a gordura mais saturada tinham cerca de 30% mais probabilidades de serem diagnosticadas com câncer de mama em comparação com as mulheres que comiam a menor quantidade de gordura saturada.

 

Dica 4 – Prevenção do câncer de mama Dieta e estilo de vida

Reduza a ingestão de carne vermelha.

Um tipo de alimento que é rico em gorduras saturadas é a carne vermelha. E a ciência agora está encontrando uma ligação entre a carne vermelha e o aumento do risco de câncer de mama.

Em um estudo de duas décadas, com quase 90.000 mulheres, pesquisadores da Harvard School of Public Health relataram que as mulheres que comiam mais carne vermelha (1,5 porções diárias) aumentaram o risco de câncer de mama em quase 25% em comparação com as mulheres que comiam apenas 1 porção de carne vermelha por semana.

Além disso, cada porção diária adicional de carne vermelha pareceu aumentar o risco de câncer de mama em 13%.

Em conclusão, os cientistas escreveram que a substituição de uma porção diária de carne vermelha por alternativas ricas em proteínas, como legumes (feijão), peixe ou aves, provavelmente poderia reduzir o risco de câncer de mama em 15 a 20%.

 

Dica 5 – Prevenção do câncer de mama Dieta e estilo de vida

Mantenha atividade física diariamente.

A atividade física diária certamente pode ajudar a manter o peso sob controle, o que, por sua vez, ajudará a evitar o câncer de mama.

Numerosos estudos nas últimas três décadas confirmaram uma ligação entre o exercício e a prevenção do câncer de mama.

E você não precisa correr maratonas. Em um estudo recente, 13 de cerca de 60.000 mulheres na França que foram seguidas por oito anos, os pesquisadores descobriram que apenas quatro horas de caminhada ou ciclismo por semana estavam ligadas a reduções significativas nos diagnósticos de câncer de mama em comparação com mulheres que não faziam exercícios.

Mas você deve continuar com isso.

Os cientistas também descobriram que entre as mulheres que deixaram de se exercitar, as taxas de câncer de mama aumentaram.

 

Dica 6 – Prevenção de câncer de mama Dieta e estilo de vida

Beba pouco álcool (ou não beba).

Embora pareça ser benéfica para a prevenção de doenças cardíacas, isso não é verdade para a prevenção do câncer de mama.

As diretrizes gerais do Pritikin para as mulheres em relação ao consumo de álcool não bebem mais que quatro bebidas por semana, mas para as mulheres com alto risco de câncer de mama, qualquer consumo de álcool, mesmo com pouca bebida por dia, pode significar problemas.

Em um estudo da Harvard School of Public Health e Brigham and Women’s Hospital em Boston, apenas um copo de álcool por dia aumentou o risco de câncer de mama.

Na pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, as mulheres pós-menopáusicas que bebiam uma ou duas bebidas diariamente acabaram com um aumento de 32% do risco de câncer de mama em comparação com as que não beberam, e aqueles que deixaram três ou mais bebidas diárias viram seu risco aumentar para 51%.

Isso significa que não posso beber álcool em nenhuma ocasião?

Não necessariamente.

Todos nós celebramos ocasiões especiais ao longo do ano, como a véspera de Ano Novo, a véspera de Natal e os casamentos.

Ter uma bebida ou dois nesses eventos festivos não vai causar câncer de mama.

O que aumentará o risco é beber no dia-a-dia, aconselha o Diretor Médico Associado da Pritikin, Danine Fruge, MD.

Está se sentindo sobrecarregado?

“É fácil sentir-se sobrecarregado com tantas diretrizes de estilo de vida para uma proteção ideal contra epidemias como doenças cardíacas e câncer”, reconhece o Dr. Fruge, mas nossos convidados aqui em Pritikin descobriram que viver bem não é apenas sustentável, é realmente prazeroso.

“Pritikin é ótimo lugar para férias, certamente. Estamos localizados em um belo resort de golfe de 650 hectares e golfe. Mas é uma férias com um propósito, o objetivo mais importante que existe – viver muito e bem “.

 

Sugestão de Cardápio Paciente com Câncer:

 

Café da Manhã

Opção 1: 01 copo de leite desnatado com 01 col sopa cereal matinal integral e morango.
Opção 2: 1 tigela de mingau crocante (leite de soja, semente de girassol sem casca, gérmen de trigo e aveia, ½ papaia.
Opção 3: 1 xícara de café com leite, 1 fatia de pão integral com linhaça, 2 colheres de ovos mexidos.
Opção 4: 1 tigela de granola com leite desnatado e morangos.

 

Lanche da Manhã

Opção 1: 1 copo suco de mamão com goiaba e 03 unid torradas com 1 col sopa requeijão light.
Opção 2: 1 banana.
Opção 3: 1 maçã.
Opção 4: 1 copo de suco de cenoura, limão, maçã, laranja e salsão, 2 castanhas-do-pará.

 

Almoço

Opção 1: 03 col sopa arroz com brócolis, 1 concha feijão, 1 unid panqueca de frango c/milho verde, 01 pires de salada de repolho com beterraba, 01 copo suco de pêssego.
Opção 2: ½ prato de salada de rúcula, ervilha e beterraba, 2 colheres de arroz integral com cúrcuma, 1 colher de feijão-carioca, 1 sardinha, 1 laranja.
Opção 3: ½ prato de salada de alface, pimentão, tomate, salsa e azeite com alecrim, 2 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de lentilha, 2 almôndegas de soja ao molho sugo, 1 fatia de melancia.
Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de broto de feijão, brócolis, alface e cenoura, 1 panqueca, 1 concha de lentilha, 1 maçã.

 

Lanche da Tarde

Opção 1: 1 unid barrinha de cereais (açúcar mascavo, fibra de trigo, flocos de arroz, sementes de gergelim, aveia).
Opção 2: 1 xícara de chá gelado de maçã com acerola e canela, 1 torrada integral.
Opção 3: 1 taça de salada de frutas com gérmen de trigo.
Opção 4: 5 morangos frescos.

 

Jantar

Opção 1: 02 col sopa de nhoque de mandioca, 1 prato de sobremesa de salada de alface, agrião, 02 col sopa feijão branco, 01 fatia de peito de peru branco.
Opção 2: ½ prato de sobremesa de salada de alface, cenoura com azeite aromático e alecrim, 1 quadrado de omelete, 2 pegadores de macarrão.
Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de acelga, rabanete e tomate cereja, 2 colheres de arroz integral com cenoura, 1 colher de feijão-carioca, 1 filé de frango grelhado.
Opção 4: 1 prato de sobremesa de agrião, salsão e tomates, 2 colheres de arroz integral com pimentão verde, 1 sobrecoxa de frango assado sem pele, 1 colher de feijão-branco.

 

Ceia

Opção 1: 01 fatia de manga.
Opção 2: 1 tangerina.
Opção 3: 1 pera com calda de maracujá.
Opção 4: 1 laranja.

ATUALIZADO: 19.10.17

 

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