Novo Cardápio para Afastar e Tratar o Diabete (2016)

Tudo Sobre Novo Cardápio para Afastar e Tratar o Diabete (2016)

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10 Alimentos Essenciais para Controlar a Doença

Quem tem diabetes precisa ter um cuidado redobrado com a sua dieta, é precioso ingerir fibras e carboidratos, para que não faltem ou passem da recomendação diária.

Com a dieta balanceada alguns alimentos podem trazer diversos benefícios para quem é portador da doença.

Os alimentos listados baixos possuem baixo índice glicêmico, velocidade com que a glicose entra no organismo.

Confira nove alimentos que fazem bem a diabéticos.

(VÍDEO) DIETAS PARA DIABÉTICOS TIPO 2 – NOVO CARDÁPIO

> Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são gorduras boas para a saúde, elas ajudam na resistência à insulina e prevenção de doenças cardíacas. As gorduras monoinsaturadas são benéficas a quem possui diabetes tipo 1 e 2.

Ele também ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e o aumento bom, que é excelente para diabéticos que tender a desenvolver problemas cardíacos.

Se for consumida com moderação a gordura monoinsaturada não causa ganho de peso. Ingira quatro colheres de sopa de abacate por dia.

> Aveia

A aveia ajuda a reduzir a velocidade da absorção da glicose e controla a absorção do colesterol, o que beneficia principalmente as pessoas com diabetes tipo 2.

As fibras fazem bem até para pessoas que não tem diabetes, ajudam a prevenir o surgimento da doença e dão a sensação de saciedade. Ingira quatro colheres de sopa de aveia ao dia. E opte por não esquentar a aveia, ela perde nutrientes.

 

Especial DIABETES:

 

> Peixes de águas profundas e frias

Peixes, como o salmão, sardinha, atum e cavalinha são ricos em ômega-3, reduz a concentração de glicose e a menor incidência de diabetes tipo 2.

Os ácidos graxos nas células do músculo melhoram a sensibilidade à insulina e os lipídeos aumentam os níveis de um hormônio que afeta o metabolismo, fazendo a regulação do açúcar no sangue e processos inflamatórios.

E o ômega-3 também ajuda a prevenir doenças cardíacas, os diabéticos possuem maior chance de desenvolver doenças deste tipo.

 

> Iogurte sem gorduras

Quem convive com a diabetes tipo 2 pode optar por tomar o iogurte sem gordura, pois possuem baixo teor de gorduras. O iogurte é rico em cálcio, e que sua deficiência causa acumulo de gorduras. Então a correlação indireta entre o cálcio e a diabetes.

E também o cálcio é essencial para a manutenção de ossos e dentes, e iogurtes são ricos em lactobacilos que aumentam a imunidade.

 

> Amêndoas

Assim como o abacate as amêndoas possuem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. E também possui magnésio, importante mineral para diabéticos, e o consume deste mineral diminui o risco de diabetes tipo 2.

Ingira quatro unidades de amêndoas no dia.

 

> Leguminosas

Leguminosas são ricas em fibras, que irão ajudar a reduzir a velocidade que a glicose é absorvida. Também são fontes de proteínas. Ingira duas porções de leguminosas por dia.

Exemplos de leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas.

 

> Farinhas funcionais

Farinhas funcionais são excelentes para quem é diabético, pois são ricas em fibras solúveis, que irá evitar picos glicêmicos e consequentemente a produção de insulina.

E também estimula o crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal.

 

> Linhaça e chia

Linhaças e chias são ricas em fibras solúveis, iguais as farinhas funcionais, que previnem a diabetes. E também possuem ômega-3, ácido graxo que é benéfico para diabetes.

 

> Batata yacon

Consumir batata yacon diariamente ajuda a controlar a glicemia em portadores de diabetes tipo 2, pois possui um carboidrato que funciona como fibras no organismo.

Carboidratos simples são rapidamente ingeridos no organismo, o que aumenta a glicose e insulina, já o carboidrato da batata yacon, o organismo tem dificuldade em quebrar as moléculas desse carboidrato com facilidade e então a absorção é mais lenta.

 

>> CARDÁPIO IDOSO DIABÉTICO
CAFÉ DA MANHÃ

Opção 1: 01 copo de leite desnatado,1 banana, 01 col sobremesa de farinha de linhaça,01 fatia de pão integral,01 fatia de queijo Minas Frescal
Opção 2: 02 torradas integrais, 1 fatia de queijo branco, 1 taça de salada de frutas
Opção 3: 01 copo de suco de acerola,02 fatias de pão de forma integral, 01 col sopa de requeijão light
Opção 4: 01 copo de leite desnatado,02 col sopa de granola,1/2 mamão papaia, 01 torrada integral

 

LANCHE DA MANHÃ

Opção 1: 01 xícara de chá de erva cidreira, 05 bolachas de sal integral
Opção 2: 02 cookies integrais,01 copo de suco de laranja natural
Opção 3: 02 torradas integrais, 01 copo de iogurte light, 01 col sobremesa de farinha de linhaça
Opção 4: 02 damascos secos

ALMOÇO

Opção 1: 01 prato de sobremesa de tabule,01 sobrecoxa assada, 01 berinjela recheada
Opção 2: 01 pires de salada de acelga e tomate,01 escumadeira de arroz integral,02 col sopa de lentilha,01 filé de peixe assado
Opção 3: 01 pires de salada de acelga, 02 col sopa de brócolis refogado, 02 col sopa de macarrão integral,01 filé de peito de frango
Opção 4: 01 pires de salada de alface e rúcula, 01 filé bovino grelhado,02 col sopa de arroz integral,02 col sopa de agrião refogado

 

CAFÉ DA TARDE

Opção 1: 01 fatia de pão integral, 01 col sobremesa de margarina light
Opção 2: 01 unid de iogurte light com 01 col sopa de linhaça
Opção 3: 01 barra de cereais diet
Opção 4: 01 taça de gelatina diet batido com 05 morangos

 

JANTAR

Opção 1: 01 pires de salada de alface e tomate, 01 escumadeira de arroz integral,01 hambúrguer grelhado, 02 batatas coradas
Opção 2: 01 escumadeira de arroz integral,02 col sopa de lentilha,01 prato de sobremesa de folhas verdes,cenoura e beterraba raladas, 01 filé de pescada, 01 col sopa abóbora madura
Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada de brócolis refogado e couve flor refogada,02 pegadores de macarrão integral,02 col sopa de peito de frango grelhado
Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de couve refogada e cenoura ralada, 02 col sopa de feijão cozido,01 filé de salmão grelhado

 

CEIA

Opção 1: 01 tangerina
Opção 2: 01 fatia de melão
Opção 3: 01 maçã
Opção 4: 01 banana prata

 

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