Nova Dieta de Inverno para Emagrecer: Cardápio 1200 calorias

Tudo Sobe Nova Dieta de Inverno para Emagrecer: Cardápio 1200 calorias

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Alimentação Saudável Inverno

Durante a temporada de frio as defesas do corpo caem. No inverno , o nosso organismo trabalha mais para manter a temperatura corporal e as mucosas do nariz. Esses fatores deixam o organismo mais exposta aos vírus.

Para conseguir ficar saudável durante o inferno é necessário tem mais cuidados com a alimentação, enfim todos sabem que uma alimentação balanceada mantem o corpo saudável.

A boa notícia é que alguns alimentos do nosso dia a dia têm componentes que ajudam o sistema de defesa do organismo, tornando-o mais forte e resistente a ataques.

Conheça a seguir quais são eles e não se esqueça de inclui-los às suas próximas refeições nessa estação.

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Diversos alimentos do nosso cotidiano têm componentes que ajudam a defender o organismo. Confira abaixa os alimentos que ajudam a proteger o corpo no inverno:

 

Alho

O alho possui duas substâncias importantes para as defesas do organismo: a arginina, nutriente usado pelo organismo no fornecimento de energia do sistema imune a alicina (composto ativo com ação antiviral, antifúngica e bactericida).

Esse alimento aumenta as defesas do corpo e previne resfriados.

 

Mel

O mel é fonte de energia ao corpo e substituto para o açúcar refinado. Pode ser adicionado a bebidas quentes, mingau, frutas assadas ou cozidas.

E devido a sua ação bactericida e antisséptica ser como tratamento auxiliar em casos de problemas pulmonares e de garganta e resfriados.

 

Hortelã

A hortelã pode ser adicionada a molhos, saladas, peixes, doces, sucos, massas, caldos e sobremesas, entre outros, para se beneficiar de suas propriedades analgésicas, antiviral e antibacteriana.

Igual ao mel a hortelã é utilizada no tratamento caseiro de resfriados e dores de garganta.

 

Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas possuem o ômega-3 (tipo de gordura que contribui para o processo anti-inflamatório), também são fontes de vitaminas e mineiras (Selênio que ajuda na formação das células que defendem o organismo).

 

Probióticos

Leites e iogurtes fermentados provem bactérias benéficas, lactobacilos, ao corpo. Os lactobacilos permanecem no intestino e impedem de outras bactérias causadoras de doenças entrem.

Também possui teor de proteínas e nutrientes que formam as células de defesa do organismo.

 

Frutas cítricas

Frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C (essencial para o sistema imunológico que estimula o processo de cicatrização e produção de células).

O limão, morango, acerola, maracujá são alguns exemplos de frutas. O morango apesar de pequeno possui altas quantidades de vitamina e potássio, mas a acerola é que contem a maior concentração de vitamina C.

 

Gengibre

O gengibre possui propriedades anestésica e anti-inflamatória, também é rico em gengirol (antioxidante de ação expectorante que age estimulando o sistema imunológico). O gengibre ajuda na diminuição de náuseas e enjoos. Sempre opte pelo gengibre de casca lisa e clara.

 

>> CARDÁPIO DE INVERNO

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de iogurte de beber, 2 cookies integrais, manga pequena
  • Opção 2: 1 copo de vitamina de morango com 1 colher de sopa de linhaça triturada, 1 fatia de pão integral com requeijão
  • Opção 3: 1 copo de suco de frutas amarelas, 2 torradas integrais, 1 ovo mexido
  • Opção 4: 1 copo de chá de gengibre com canela, 1 mini pão francês integral com geleia de frutas diet

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 4 nozes
  • Opção 2: 1/2 papaia
  • Opção 3: 1 fatia de melão
  • Opção 4: 1 tablete pequeno (20 g) de chocolate amargo

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de alface,pepino e tomate cereja, 2 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de feijão, 2 fatias de carne assada ao molho de ervas, 1 fatia grossa de abacaxi
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de almeirão, rabanete e palmito, 1 fatia grossa de torta de frango, 1 taça de salada de frutas
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de alface roxa, abobrinha e pimentão em tiras, 1 porção de frango assado com molho de gengibre, 2 pegadores de macarrão, 1 cacho de uvas
  • Opção 4: 1 tigela pequena de sopa de pinhão, 2 colheres de arroz integral, 1 sobrecoxa assada com alho, 1 ameixa

Lanche da Tarde

  • Opção 1: 1 cacho pequeno de uvas
  • Opção 2: 1 cookies integrais
  • Opção 3: 1 maçã
  • Opção 4: 2 castanhas-do-pará, 1 xícara de chá de cascas de maçã com colágeno hidrolisado

Jantar

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de acelga, repolho roxo e nozes, 1 prato de sopa de macarrão com vegetais
  • Opção 2: 1 prato de sopa de feijão com macarrão, 1 maçã
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de alface americana, chuchu ao vinagrete e azeitonas, 1 prato de sopa creme de batata com carne moída e pimenta vermelha, 1 tangerina
  • Opção 4: 1 prato de sopa creme de legumes com macarrão integral, 1 filé de frango grelhado

Ceia

  • Opção 1: 2 fatias de manga
  • Opção 2: 1 fatia fina de bolo
  • Opção 3: 1 fatia de melão
  • Opção 4: 1 laranja-lima

 

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