27 Motivos Ler Faz Bem Para Saúde Física, Mental, Emocional

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Os Benefícios de Saúde Inesperados de Ser um Leitor Ávido

Ao contrário de queijo ou tomar sol, a leitura é um dos poucos prazeres da vida que vem com benefícios reais para a saúde.

Pesquisadores neurológicos passaram anos estudando o impacto dos livros no cérebro.

Eles identificaram uma ligação convincente entre o ato de imaginar através de um romance e reforçada capacidade cognitiva.

Os benefícios da leitura para o cérebro são inúmeros, ela transpira, tem um efeito profundo na agilidade mental, na memória e na nossa aptidão para a imaginação e a compaixão.

Ela também pode ajudar a aliviar o estresse e ajudar a dormir.

Naturalmente, estes efeitos podem variar de acordo se você está lendo em um tablet ou de um livro real.

Os estudos ainda estão em curso nesta área, mas discutimos algumas tendências emergentes abaixo.

Nesse meio tempo, aos amantes dos livros, a certeza de que a próxima vez que você perder dois dias de sua vida nas páginas de Girl Gone, ou algum outro best-seller viciante, você também pode estar fornecendo-se com as seguintes soluções:

 

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(VÍDEO) O Exercício da Leitura

 

(VÍDEO) Leandro Karnal | Para Começar o Hábito da Leitura

 

Reduzindo o Estresse

Leitura de apenas seis minutos pode ser suficiente para reduzir os níveis de estresse em até 68%, de acordo com um estudo de 2009 da Universidade de Sussex.

Os pesquisadores descobriram que ler silenciosamente para si mesmo trabalha para diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão nos músculos.

E faz isto mais eficazmente do que outras atividades “relaxadoras” tradicionais tais como escutar a música ou ter uma xícara de chá.

Perder-se em um livro completamente absorvente você pode escapar das preocupações e estresses do mundo cotidiano e passar um tempo explorando o domínio da imaginação do autor.

Isso é mais do que uma mera distração, mas um envolvimento ativo da imaginação, pois as palavras na página impressa estimulam sua criatividade e fazem com que você entre no que é essencialmente um estado alterado de consciência.

 

Ela Refina a Função Cerebral

Um estudo publicado em 2014 da revista Cérebro Conectividade descobriu que ler ficção melhora a capacidade do leitor a se colocar no lugar de outra pessoa e flexionar a imaginação. E isso, por sua vez, melhora a teoria da mente.

Cientistas do estudo descobriram que o conceito de leitura de romances causou alterações no córtex temporal esquerdo, uma área do cérebro associada à compreensão da linguagem e um fenômeno conhecido como “cognição incorporada”.

Esta função permite que os neurônios enganem a mente para pensar que está fazendo algo que não é.

Os pesquisadores concluíram que o ato de ler coloca o leitor no corpo do protagonista.

É provável que isso expanda a inteligência emocional de uma pessoa e a capacidade de ser compassivo.

“No mínimo, podemos dizer que as histórias de leitura – especialmente aquelas com arcos narrativos fortes – reconfiguram as redes cerebrais durante pelo menos alguns dias, mostra como as histórias podem ficar conosco, o que pode ter profundas implicações para as crianças e o papel da leitura na formação de seus cérebros.

 

Ajuda a sua Memória

Conclui-se que a leitura é um aprendizado de “codificação” do processo e uma vez que você atinge certo nível de capacidade de leitura, seus benefícios tornam-se recíproco.

Os benefícios da leitura para a saúde – A leitura ajuda o seu cérebro a reter informações ao longo do tempo, o que por sua vez significa que você lê melhor, que vai círculo completo para torná-lo mais nítida e inteligente.

Toda vez que você lê você cria uma nova memória. Assim, o processo de leitura irá flexionar seus reflexos de memória ao longo do tempo.

As partes do cérebro que evoluíram para outras funções – como a visão, linguagem e aprendizagem associativa – se conectam em um circuito neural específico para leitura, o que é muito desafiador.

Normalmente, quando você lê, você tem mais tempo para pensar.

 

Melhora a Agilidade Mental na Velhice

Manter-se mentalmente ativo, lendo livros ou escrevendo cartas ajuda a proteger o cérebro na velhice, segundo uma pesquisa publicada em uma edição de 2013 da revista Neurology.

O estudo do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, mediu a memória e o pensamento em mais de 200 participantes com mais de 55 anos, todos os anos por cerca de seis anos até a morte.

Os mesmos voluntários responderam a um questionário sobre se liam livros, escreveram cartas e participaram de outras atividades ligadas à estimulação mental durante a infância, adolescência, meia-idade e na vida adulta.

Após a morte, seus cérebros foram examinados para a evidência dos sinais físicos da demência, tais como lesões cerebrais e placas.

Os pesquisadores descobriram que quando outras variáveis, como beber álcool foram deduzidas, aqueles com um registro de manter o cérebro ocupado tiveram uma taxa de declínio cognitivo estimado em 15% mais lento do que aqueles que não.

Com base nisso, não devemos subestimar os efeitos das atividades cotidianas, como leitura e escrita, sobre nossos filhos, sobre nós mesmos e nossos pais ou avós.

Os resultados também podem explicar por que as atividades de alongamento do cérebro, tais como a leitura tem sido associada ao atraso da doença de Alzheimer na velhice.

 

Benefícios para a Saúde, as Diferenças Entre Livros Reais e Livros Eletrônicos

Os dados ainda estão surgindo neste tópico relativamente novo, mas pesquisas até agora parecem indicar benefícios da leitura para a saúde mental.

Por exemplo, a leitura de um livro tem sido associada com uma das rotinas que leva a uma melhor qualidade do sono.

No entanto, um estudo no ano passado descobriu que a leitura de um tablet ou iPad antes de dormir pode realmente atrapalhar a qualidade do sono .

Pesquisadores do Brigham & Women’s Hospital, em Boston, acompanharam todas as tonturas noturnas, giros e roncos de 12 voluntários durante um período de duas semanas.

Eles descobriram que aqueles que leem em uma tela tiveram mais dificuldade em adormecer, passaram menos tempo na fase crucial do sono REM e ficaram menos alerta no dia seguinte.

Eles concluíram que os dispositivos retro iluminados são especialmente poderosos quando se trata de suprimir a liberação de melatonina, o hormônio que traz no sono.

Ler de tal dispositivo é exatamente o que você não quer fazer na hora de dormir. Muitas pessoas leem coisas para ajudá-los a adormecer, provavelmente não percebem que esta tecnologia está realmente tornando-os menos propensos a sentir sono.

Outro estudo da Universidade de Stavanger na Noruega no ano passado descobriu que os leitores absorvem menos informações sobre tablets do que no papel. Na pesquisa, 50 leitores receberam o mesmo conto para ler.

Metade lê a história de 28 páginas em um tablet, e metade em um livro de papel, com os leitores então testados em aspectos da história, incluindo objetos, personagens e configurações.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que usaram um tablete tiveram um desempenho significativamente pior na medida da reconstrução da parcela, ou seja, quando foram convidados a colocar 14 eventos na ordem correta.

Quando você lê em papel, pode sentir com os dedos uma pilha de páginas à esquerda crescendo e encolhendo à direita.

Você tem o senso tátil do progresso, além do visual, pode ter algo a ver com o fato de que a fixidez de um texto no papel, e este desdobramento muito gradual de papel como você no progresso através de uma história, é algum tipo de descarga sensorial, apoiando o sentido visual de progresso quando você está lendo.

Poderia sugerir que o impacto dos benefícios da leitura na infância em realçar a memória é menos potente nos eBooks, comparado aos livros reais.

ATUALIZADO: 03.04.17

 

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