Guia Completo Dicas que Funcionam para Acelerar o Metabolismo

Tudo sobre Dicas que Funcionam para Acelerar o Metabolismo

Guia Completo Dicas que Funcionam para Acelerar o Metabolismo

O metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando.

“É influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios“.

O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome.

O metabolismo humano, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental.

“A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico”, diz o endocrinologista Felippo Pedrinola, de São Paulo.

 

Escolha os melhores alimentos:

Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustíveis aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso.

As nutricionistas Lyssie e Tammy Lakatos classificam os carboidratos em:

Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo).

Grãos integrais, legumes, frutas e verduras,todos ricos em fibras e pobres em gorduras, levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Às vezes e raramente: eles estão em toda parte. No arroz branco, doce, açúcar, biscoito e bolo. Ao serem refinados, as fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo resumo.

Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.

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As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.

As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. São classificadas em:

Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.

Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada. Faça mais refeições (pequenas). Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições.

O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos.

A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.

É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.

Mexa-se e ganhe músculos Pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo bioquímica.

Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante.

A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo. O professor de educação física e especialista em fisiologia Mauro Cardaci, da Fórmula Academia, em São Paulo, diz que 1 quilo de massa muscular a mais já é suficiente para tirar o metabolismo do atoleiro.

 

Acelere e queime a gordura agora – Confira as dicas abaixo:

  • Pular o café da manhã retarda o metabolismo;
  • Carboidratos do bem mantêm o metabolismo acelerado;
  • Bom carboidrato vai bem com proteína magra em todas as refeições;
  • Comer com frequência enxuga as gordurinhas;
  • Malhar ativa a queima de gordura;
  • Água de menos engorda;
  • Dormir bem acelera o metabolismo;
  • Músculos são essenciais para um metabolismo veloz;
  • Outras dicas para manter seu metabolismo em alta;
  • A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias;
  • Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado;
  • Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio;
  • Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome;
  • Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras;
  • A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de micro-ondas;
  • Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos;
  • Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”;
  • Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo celular, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.

ATUALIZADO: 03.11.16 (INFOGRÁFICO)

 

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