Guia Atualizado sobre Vitamina A e seus Benefícios

Tudo sobre Vitamina A e seus Benefícios

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Benefícios da Vitamina A

A vitamina A é ligada diretamente a saúde dos olhos, e atualmente a carência desta vitamina causa quadros de cegueira em todo o mundo, devendo então ser reposto suas doses básicas para garantir um bom funcionamento e produção das células, que protegem e blindam a saúde dos olhos.

Atuante também no sistema imunológico, a vitamina A permite que o organismo combata o câncer, inibindo seu desenvolvimento e retardando seu crescimento e suas doses podem ser repostas com suplementos ou com alimentos naturais.

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Quer saber mais sobre os principais benefícios da Vitamina A assista ao vídeo abaixo:

Um nutricionista poderá avaliar os índices de vitamina A que possui no corpo, podendo então sugerir uma dieta mais rica em vitamina A garantindo que o corpo absorva de forma eficaz proporcionando os benefícios, ou ainda sugira o uso de suplementos controlando suas doses necessárias que devem ser respeitadas.

 

Alimentos Ricos em Vitamina A

  • Cenouras,
  • Batata doce,
  • Óleo de Fígado de Bacalhau,
  • Pimentão Vermelho,
  • Pimenta,
  • Manga,
  • Mostarda,
  • Abóbora,
  • Manjericão,
  • Melão,
  • Ervilhas,
  • Tomates,
  • Espinafre,
  • Pêssegos,
  • Mamão.

Muitos alimentos possuem vitamina A, porém, sua frequência de ingestão é que garante que esta vitamina permaneça ativa no organismo, protegendo o corpo de determinados males, como por exemplo:

  • Fígado, que é uma rica fonte de vitamina A, devendo ser ingerido pelo menos duas vezes no mês garantindo as doses necessárias da vitamina,
  • Gema de Ovo,
  • Leite,
  • Manteiga,
  • Margarina,
  • Queijo.

Também são fontes de vitamina A, porém, estes alimentos também são ricos em gordura, devendo ser consumido com maior cuidado, para que apesar de obter a vitamina, estes alimentos não ocasionem outro tipos de males a saúde.

Para que serve a Vitamina A

Alguns sintomas de carência de vitamina A, podem ser observados e avaliados, como a dificuldade de enxergar no escuro, um problema que é conhecido como cegueira noturna, que é causado pela deficiência de vitamina A, ocasionando no ressecamento das camadas do olho, que ficam embaçadas e levam a cegueira.

A pele pode apresentar uma superfície áspera e seca, com maior índice de infecções, prejudicando os revestimentos dos sistemas respiratórios e gástricos, impedindo que o organismo tenha defesas contra bactérias, mas estes problemas podem ser prevenidos com a reposição de vitamina A, podendo ser feito da forma como o médico sugerir, a base de alimentação ou de suplementos.

Somente o médico irá sugerir o tipo de reposição e caso seja feito a base de suplementos, somente o profissional irá dizer onde o suplemento pode ser adquirido, e as quantidades que devem ser administradas diariamente.

Podendo varias de acordo com a frequência de uso, ou ainda de acordo com as necessidades de cada paciente, por exemplo, algumas doenças como a hepatite, tornam o corpo fraco e o organismo absorve a vitamina de forma lenta e falha, devendo então ser ingerido maiores doses, porém, somente o médico irá sugerir.

A vitamina A pode ser tóxica se não for bem administrado, podendo causar quedas de cabelos, dores articulares, náuseas, cefaleia, dores musculares e ósseas, pele escamosa, diarreia e aumento do fígado ou baço.

Devido a estes fatores, o consumo deve ser controlado e respeitado os horários de consumo, devendo ainda alertar ao médico quaisquer tipos de medicamentos que possam ser utilizados durante o tratamento com a vitamina A, para que o profissional avalie se o uso em paralelo se torna nocivo ou não a saúde.

 

Qual a função da vitamina A

Por ser associada a capacidade de visão no escuro, a vitamina A é conhecida como essencial para os olhos, e este fator se dá devido aos metabólitos desta vitamina que se associam as algumas proteínas e formam pigmentos visuais, que auxiliam os olhos a se adaptar a escuridão ou a ambientes iluminados.

Sendo todo este processo realizado pela quantidade de vitamina A que o corpo possui, sendo assim, sua reposição se faz necessária.

Outros benefícios também atribuídos a vitamina A são: a prevenção contra espinhas e acnes, combate gripes e resfriados, diminuição de riscos de problemas respiratórios, combate doenças do sangue, como a leucemia, retarda o envelhecimento precoce, e controla o apetite.

É possível encontrar a vitamina A principalmente em alimentos de tom alaranjado, ou inda em diversos produtos lácteos, porém, a consulta com o nutricionista poderá garantir que os níveis de vitamina A.

Os alimentos que devem ser ingerido para prevenir sua carência, sejam normalmente repostos, desde que sejam respeitadas suas orientações, considerando um bem maior de saúde e prevenção de problemas sérios que podem não haver retorno.

 

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