Exercicio na Gravidez: Guia Pratico de Exercicios para Gestantes

Tudo Sobre Exercicios para Gestantes

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Segundo médico, atividade física de baixa intensidade só traz benefícios para a gestante e para o bebê.

Corridas leves e caminhadas são dois dos esportes mais indicados. “Ninguém deve tentar entrar em forma durante a gestação.

A atividade física é sempre saudável, mas quando a mulher está grávida é preciso tomar alguns cuidados” Por isso o médico aponta a corrida em ritmo leve e a caminhada como duas opções válidas para gestantes.

A corrida leve, respeitando os limites do corpo e as indicações médicas, é muito saudável, mas nada de querer correr uma maratona com o bebê na barriga.

Exercicio na Gravidez Guia Pratico de Exercicios para Gestantes

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A prática esportiva, inclusive, pode auxiliar no controle de algumas doenças adquiridas em função da gravidez.

“O diabetes gestacional, por exemplo, é controlado com acompanhamento nutricional e também com a prática esportiva, portanto uma mãe ativa pode influenciar de forma direta na saúde de seu bebê

O médico ressalta que a escolha do esporte durante esse período e uma orientação profissional adequada são essenciais.

“Atividades que envolvem impactos devem ser evitadas. Assim como as que exigem muito de articulações.

Durante a gravidez um hormônio relaxa essa parte do corpo em função do parto.

Assim que uma mulher engravida a barriga se torna uma das regiões mais sensíveis do corpo e proteger essa área de batidas e traumas é fundamental para a saúde do bebê.

No primeiro trimestre da gestação existe um risco muito grande de aborto espontâneo, que chega na casa de 15% e isso sempre está relacionado ao excesso de esforço.

Além de não abusar do condicionamento físico outra preocupação que qualquer grávida praticante de atividade física precisa ter é sobre a escolha do esporte.

Qualquer esporte que envolva um risco de queda, como por exemplo, mountain bike, deve ser evitado.

Praticar um trekking leve, musculação ou esportes aquáticos são mais apropriados. Esportes a remo estão na listagem de modalidades adequadas, desde que aconteçam em águas calmas.

A mensagem mais prudente aqui é que trauma e risco de queda são coisas perigosas. A durante a gravidez essas são coisas que precisam ser evitadas.

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(VÍDEO) Exercícios na Gravidez

 

Top 10 Exercícios para o Parto Normal

Desenvolver, nutrir e cuidar para seu filho nascer como uma parte de seu próprio corpo. E tudo o que vem à sua mente é a boa saúde do seu bebê e um desejo de um parto.

Isto é normal agora, vamos focar os exercícios na gravidez para parto normal, o que é muito útil sem complicações.

Crescimento do bebê depende da dieta de mulheres grávidas, bem como a saúde física.

Aqui estão alguns exercícios que suportam esticar os músculos das costas, pélvis, coxas e ajudam a restaurar a sua atitude.

E também mantém sua articulações pélvicas flexíveis, aumenta o fluxo de sangue para seu corpo mais baixo e o conforto da entrega.

 

Instruções para o exercício:

Abaixo estão algumas regras que você pode seguir antes de exercícios para parto normal:

Use vestido solto e relaxante. Não esqueça de que a temperatura não deve ser nem muito quente nem muito frio.

Beba bastante água. Traga uma garrafa de água ou uma bebida esportiva com você durante o exercício.

Use sapatos confortáveis que se encaixam bem.

Faça alguns exercícios de alongamento antes para aquecer os músculos e ser flexível.

Esteja ciente de alterações de seu centro de gravidade. Como a gravidez progride, o centro de gravidade muda ainda mais, as mulheres se inclinam para trás para compensar.

Não forneça o resto do exercício se você está muito cansado.

Evite exercícios que você tem que ficar parado por longos períodos de tempo, levando ao acúmulo de sangue nos membros inferiores e inchaço.

Aqui estão os 10 melhores eficazes dicas de exercícios preferidos durante a gravidez para os exercícios de partos normais. Isto vai garantir que você faça o parto normal sem complicações.

 

1. Músculos pélvicos:

Peças pélvicas são consideradas os melhores exercícios de gravidez para o parto normal.

São muito eficazes na facilitação do parto normal. Isto deve ser feito sobre uma almofada, bola ou cadeira. Mantenha os pés no chão, estique as pernas e mantenha as costas retas.

Volte para o alongamento e mova sua pélvis para frente e para trás.

Dependendo de seu nível de conforto, repita pelo menos 20 vezes.

 

2. Inclinação pélvica ou gato irritado:

A inclinação pélvica oferece vantagens a uma mulher grávida a redução da dor durante o parto. Isto dá uma boa quantidade de apoio, porque é o poder e a força para o músculo das costas.

É sugar seu abs e puxar seus quadris em linha com seu estômago e depois soltar.

 

3. Abertura das nádegas:

O exercício acima pode efetivamente ajudar em um ato normal de parto. Isto é um agachamento profundo, o que ajuda a resolver o máximo de energia de sua bacia. Faça seis respirações profundas durante a posição.

Tente fazer agachamento pelo menos 3 -5 vezes. Não faça este exercício depois de completar 36 semanas de gravidez.

 

4. Natação:

A natação é mais um exercício recomendado para mulheres. Isto regula a sua frequência cardíaca, previne lesão muscular, mantem seu corpo em forma, fortalece os músculos.

Evite a banheira de hidromassagem e usar sais de banho em seu banheiro em casa.

 

5. Agachamento

Agachamentos desempenham um papel importante na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico durante a gravidez para reduzir a dor do parto.

Faça no banheiro com o apoio de uma bola de ginásio ou recipiente, isso vai lhe dar uma boa pressão sobre a pélvis e coxas.

 

6. Caminhadas:

Caminhar é um dos melhores exercícios para mulheres grávidas. Caminhadas na casa ou no parque usando flexibilidade evitam o ganho de gordura.

Também evita problemas como constipação, agitação e pressão arterial elevada, por isso é recomendado.

Caminhe menos 30 minutos e duas vezes por dia, andando devagar.

 

7. Exercícios de cone:

Exercícios de cone também são identificados como exercício pélvico. É muito importante para cada mulher grávida, porque os músculos na área do reto vaginal criam uma grande pressão durante a gravidez.

Isto pode se fazer de duas maneiras, seja por contratação ou músculos do assoalho pélvico.

Segure a contração durante 10 segundos, em seguida, volte lentamente. Faça isto pelo menos 15-20 vezes em um dia.

 

8. Yoga:

Esta é uma antiga forma de exercício e o mais benefício para ter uma gravidez.

Yoga é como um caminho místico para uma mente e corpo pacífico. É saudável, dá elasticidade e aumenta a capacidade de resistência. Estes seguintes são exemplos úteis para o exercício.

  • Vakrasna (formas retorcidas).
  • Utkatasana (pode se cadeira).
  • Konasana (área de formação).
  • Hast Panangustasana (mão estendida para posar dedo grande do pé).
  • Bhadrasana (formas de borboleta).
  • Parvatasana (formas de montanha).
  • Yastikasana (forma de bastão).

 

9. Posição de cachorrinho:

Durante a gravidez, o posicionamento de cachorrinho é melhor para apoiar os músculos.

Este exercício beneficia as coxas mantendo uma boa capacidade de retenção que é exigido no momento do exercício de parto.

Deve esticar as pernas e dobrar, dirigindo para manter as nádegas para cima. Fique nessa posição por alguns minutos e solte.

 

10. Posição de sapateiro:

Este posicionamento ajuda na obtenção de um bom alongamento para sua bacia.

Durante o exercício deve ser flexível para que a área pélvica passe por estresse pesado, este exercício vai ajudá-lo a construir uma boa flexibilidade e manter a resistência.

Faça este exercício com um travesseiro sob suas coxas e nas costas.

 

(VÍDEO) EXERCÍCIOS E GRAVIDEZ

 

Benefícios do Exercício na Gravidez

Exercício durante a gravidez tem muitos benefícios. Aqui estão alguns:

Ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional.

As mulheres grávidas que se exercitam têm um trabalho mais curto e menos propensos a ter complicações que se desenvolvem em uma operação.

Ajuda a reduzir a dor nas costas e tensão.

Ajuda a prevenir e aliviar a constipação.

Exercícios ajudam na recuperação da pré-gravidez pós-parto e retorno aos níveis de peso pré-gravidez.

Fale com o seu médico para garantir sua rotina de exercícios, para que você não faça mal ao feto.

O exercício físico eficiente antes e durante a gravidez na redução lombar e dor pélvica

Gravidez muda o corpo de uma mulher de maneiras diferentes, incluindo os músculos, ligamentos, ossos e os compostos que compõem o sistema músculo-esquelético.

As alterações hormonais durante a gravidez dobram para além dos limites normais (hipermobilidade) por causa da frouxidão ligamentar (ligamentos frouxos) ganho de peso, e uma mudança no foco da mulher.

O efeito sobre a coluna vertebral pode enfatizar uma curva para trás e empurrando a inclinação da pelve para a frente, causando dor.

Dor da cintura pélvica é uma condição médica comum relacionada com a gravidez, quase metade das mulheres grávidas tem esta experiência.

Os ligamentos dos ossos se conectam entre si e o útero se expande à medida que o bebê cresce, e assim o peso excessivo sobre a espinha e pelves. Isso pode levar a dor lombar, dor pélvica, ou ambos.

Dor da cintura pélvica é especialmente comum em mulheres grávidas que são mais velhas, acima do peso ou têm uma história de dor nas costas em uma gravidez anterior.

As mulheres que possuem hipermobilidade conjunta ou têm mais de um filho, ao mesmo tempo também contribuem para maior risco.

Até à data, a correlação entre dor lumbo-pélvico e ganho de peso materno durante a gravidez, peso do recém-nascido ou a altura não foi estabelecido.

A dor geralmente começa na 18º semana de gestação e termina entre o 24 º e 36 º semanas de gravidez.

Mas, para muitas mulheres, o parto não significa o fim da dor. Cerca de metade das mulheres com dor lombar durante a gravidez continuam a sentir dor após o parto, às vezes por até um ano.

A gestão da dor durante a gravidez é normalmente concentrada em tratamento conservador.

Os exercícios físicos antes e durante a gravidez podem ser eficazes na prevenção ou redução lombalgia e dor pélvica.

Mas antes de iniciar qualquer programa de exercícios, a gestante deve verificar com seu médico.

Geralmente, a região lombar e dor pélvica durante a gravidez é gerido por parteiras.

Dependendo da situação, e tendo em consideração o feto, um cirurgião ortopédico e obstetra desenvolve um plano conjunto de cuidados no trabalho de parto.

Operações cirúrgicas não são normalmente indicadas, a não ser que tenha dor ao trauma, devido a uma queda ou alguma outra condição.

É importante para o paciente e o médico, para que possam reconhecer os sintomas de dor para estar ciente dos efeitos dos hormônios sobre ligamentos e tendões que estão além daqueles considerados na gravidez normais.

 

Ajuda a reduzir as dores da gravidez lombar e cintura pélvica com:

Educação – As mulheres grávidas com dor lumbo-pélvica devem ser fornecidas com informação adequada sobre a dor lombar e como evitá-la.

Isso inclui a forma de alcançar a postura correta, como praticar técnicas de relaxamento e como ficar na cama.

Eles também devem ser aconselhados a evitar movimentos fortes súbitos que podem causar-lhes extremo alongamento da articulação da coluna e ou pélvis.

Exercício – As mulheres grávidas devem permanecer ativas, continuando as atividades diárias normais e trabalho, se possível.

O trabalho diário deve incluir flexibilidade controlada e alongamento e exercícios de fortalecimento muscular (por exemplo, aeróbica, treinamento aquático, ioga e reiki).

Vários tratamentos de medicina complementar ou alternativa (por exemplo, compressas térmicas, cintos abdominais, massagens, acupuntura e aromaterapia) pode ser útil para algumas mulheres.

No entanto, as mulheres devem sempre discutir este assunto com seus médicos primários, obstetra ou ginecologistas.

ATUALIZADO: 22.09.16

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