Dieta para Idoso: Cardápio Completo Nutritivo e Simples de Fazer

Tudo Sobre Dieta para Idoso

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Com o aumento no ritmo de envelhecimento da população Brasileira, torne-se fundamental planejar e desenvolver ações de saúde que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Neste artigo vamos passo passo sobre a dieta para perder peso.

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Dieta para Idoso Cardápio Completo Nutritivo e Simples de Fazer

 

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Este conteúdo não substitui uma consulta medica!

 

 

5 dicas para você acrescentar a sua Dieta:

 

1- Mexa-se sai do lugar:

Se você já sente calafrios só de ouvir a palavra academia, vá incorporando aos poucos exercícios na sua rotina diária.

E nesse caso, vale tudo: bater perna no shopping, subir degraus entre os andares da empresa, estacionar o carro a uma certa distância do seu destino e etc.

 

2- Não tenha pressa para comer:

“Ao comer rápido, além de ingerir mais alimentos (até que a fome seja saciada), ocorrerá a má mastigação, que prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes, alem de prejudicar a dieta para emagrecer com saude”, destaca a nutricionista Daniela Mendes Tobaja.

 

3- Ilusão de ótica:

Dá para enganar o cérebro para ele achar que você está comendo mais do que realmente está.

Como? Usando pratos menores para que a comida preencha-o totalmente.

 

4- Preste atenção enquanto come:

Já reparou que o baldão de pipoca que você compra na entrada do cinema acaba já no comecinho do filme?

Isso acontece porque, ao se distrair com aquela comédia superdivertida, você acaba comendo bem mais do que precisa.

 

5- Escove os dentes logo depois da refeição:

Esse truque é ótimo para quem sente muita vontade de comer doce logo após o almoço ou jantar na dieta para emagrecer cardápio.

 

Novo cardápio completo para uma dieta nutritiva e simples de fazer: Dieta para Idoso:

 

Café da Manhã:

  • Opção 1: 1 xícara de chá-verde gelado, 1 colher sopa de queijo cremoso light, 1 copo 200mL de iogurte desnatado com canela, 2 fatias de torrada integral, 1 fruta picada com semente de linhaça.
  • Opção 2: 2 fatias de torrada integral, omelete feito com 2 claras, 1 fatia de queijo magro, 1 fruta picada com 1 colher sopa de semente de linhaça.
  • Opção 3: 1 xícara chá de leite desnatado,1/2 xícara chá de leite desnatado, 1/2 xícara de chá de farelo de aveia com semente de linhaça,1 fruta.
  • Opção 4: 3 fatias finas de peito de peru magro, 2 fatias de queijo magro,2 fatias de pão integral.

 

Lanche da Manhã:

  • Opção 1: 1 banana.
  • Opção 2: 3 ameixas secas.
  • Opção 3: 1 copo de vitamina de leite desnatado com abacate.
  • Opção 4: 1 copo de gelatina de morango batida com iogurte e farelo de aveia.

 

Almoço:

  • Opção 1: 1 prato sobremesa de salada verde, 1 filé médio de frango em iscas grelhado, 1 xícara chá de macarrão integral.
  • Opção 2: 1 filé-mignon médio grelhado, 1 batata-doce média assada com alecrim, 1 colher servir de verdura refogada.
  • Opção 3: 2 unidades pequenas de role de frango, 4 colheres sopa de arroz integral, 1 colher servir de repolho refogado.
  • Opção 4: 1 filé médio de salmão crocante, 5 colheres sopa de arroz 7 cereais, 4 colheres sopa de ervilha no vapor.

 

Café da Tarde:

  • Opção 1: 1 xícara chá de iogurte light, ¾ de xícara chá de cereal integral.
  • Opção 2: 1 xícara chá de leite desnatado.
  • Opção 3: 3 cookies integrais.
  • Opção 4: 1 fatia fina de bolo integral light.

 

Jantar:

  • Opção 1: 1 prato sobremesa de salada verde, 1 espetinho de carne bovina, 1 colher servir de abobrinha e berinjela refogadas.
  • Opção 2: 1 filé médio de peixe assado com especiarias, 1 colher servir de suflê de legumes.
  • Opção 3: 1 peixe médio grelhado com limão e alecrim, 3 colheres sopa de mix de legumes refogados (brócolis, couve-flor, cenoura).
  • Opção 4: 1 prato sobremesa de salada verde, 2 colheres sopa de salada de soja a vinagrete.

 

Ceia:

  • Opção 1: 2 bolas de sorvete light com gengibre ralado.
  • Opção 2: 1 copo grande 300ml de leite desnatado com canela.
  • Opção 3: 1 pote pequeno de pudim light com canela.
  • Opção 4: 1 copo grande 300 ml de iogurte desnatado.

ATUALIZADO: 11.04.17

 

 

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