Dieta para Curar Anemia: Cardapio Completo Passo a Passo

Tudo Sobre Dieta para Curar Anemia

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O que é Anemia?

A anemia é basicamente uma condição que se encontra a pessoa por falta de nutrientes essências.

A causa é por ausência de zinco, proteínas, vitamina B 12 e ferro. A de ferro é a mais comum.

Dieta para curar Anemia cardapio completo passo a passo

 

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Anemia Sintomas

Os principais sintomas da falta de ferro são:

Fadiga

– Gengiva, parte interna da boca e pele bem pálida

– Falta de apetite (anorexia)

– Pouca disposição

– Crianças muito paradas (apatia)

 

Alimentos para anemia – Alguns alimentos que ajudam na melhora:

O ferro pode ser extraído de alimentos de origem animal ou vegetal, de cara os de origem animal são os mais carregados.

 

ORIGEM ANIMAL:

– Carnes vermelhas (fígado, rim, coração)

– Carnes brancas (galinha, peixes)

 

ORIGEM VEGETAL:

– Folhas verdes (agrião, rúcula, couve)

Legumes (grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijões)

– Grãos integrais ou enriquecidos

– Nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo, melado de cana.

O ferro é um nutriente de estrema importância pra vida, seu papel é na condução do oxigênio para as células do nosso corpo e na fabricação de células vermelhas do nosso sangue.

Em geral consulte um médico imediatamente se apresentar alguns dos indícios de anemia.

 

>> Dieta rica em ferro para anemia

 

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 copo de leite de soja batido com maçã e farelo, 2 torradas integrais com geleia de frutas vermelhas.
  • Opção 2: 1 copo de suco de cenoura, laranja e linhaça, 2 fatias de pão integral e cream cheese light.
  • Opção 3: 1 copo de iogurte natural, 1 xícara de granola, 1/2 papaia.
  • Opção 4: 1 copo de suco de beterraba, acerola e água de coco, 2 fatias de pão integral com queijo branco.

 

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 6 amêndoas.
  • Opção 2: 1 fatia de melão.
  • Opção 3: 40 g de amendoim.
  • Opção 4: 1 cacho de uva rosada.

 

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de broto de alfafa, pimentão amarelo em tiras e rúcula, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé de salmão, 2 colheres de sopa de purê de abóbora, 1 maçã.
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de alface, pepino e tomate seco, 3 colheres de sopa de arroz com lentilha e amêndoas, 2 colheres de sopa de frango desfiado, 2 colheres de sopa de creme de espinafre, 1/2 manga.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salpicão (repolho, salsão, cenoura, maçã e passas), 1 porção de yakissoba de legumes com carne vermelha, 1 pera.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de broto de feijão, agrião e tomate cereja, 3 colher de sopa de arroz com ervilhas, 1 posta de cação grelhado com gergelim, 2 colheres de sopa de shitake ao shoyu, 2 nectarinas.

 

Café da Tarde

  • Opção 1: 1 copo de suco de manga, laranja e mamão com linhaça, 1 bombom pequeno de maracujá.
  • Opção 2: 1 pêssego, 1 porção de 25 g de amendoim coberto com chocolate.
  • Opção 3: 1 copo de suco de limão com erva-doce e gergelim, 1 pão de mel.
  • Opção 4: 1 biscoito cookie grande, 1 maçã.

 

Jantar

  • Opção 1: 1 sanduíche de pão integral com patê de atum, cenoura, tomate e alface, 1 taça de morangos.
  • Opção 2: 1 porção de macarrão com iscas de carne e molho rose, 1 fatia de abacaxi com raspas de limão.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de acelga, brócolis, cebola roxa e nozes, 1 posta de salmão ao molho mostarda, 1 mexerica.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de legumes grelhados (abobrinha, berinjela em fatias e cebola em rodelas), 1 sobrecoxa assada, 1 maçã assada com cravo e canela.

 

Ceia

  • Opção 1: 1 copo de suco de soja sabor frutas tropicais.
  • Opção 2: 1 copo de iogurte.
  • Opção 3: 1 taça de gelatina.
  • Opção 4: 1 taça de flan de chocolate com baunilha.

 

(VÍDEO) Saiba Mais Sobre a Anemia e os Alimentos Indicados

 

Alimentos para Anemia

Anemia é caracterizada pela deficiência em qualidade e quantidade de hemoglobina, uma molécula encontrada nas células vermelhas do sangue. A hemoglobina é importante porque ela transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.

Quando a hemoglobina é incapaz de transportar oxigênio para os tecidos do corpo, o corpo desenvolve anemia. Esta desordem é uma anomalia do sangue, a falta de células vermelhas do sangue que causa um mau transporte de oxigênio pelo sangue.

Algumas causas de anemia em mulheres são: deficiência de ferro, vitamina B12, falta de ácido fólico, perda excessiva de sangue, infecção com vermes no estômago e intestino, tabagismo, envelhecimento, alto IMC, doenças herdadas como a doença falciforme, algumas drogas, doenças (como artrite, HIV, doença de Crohn, etc.).

Uma pessoa anêmica pode observar sintomas como fadiga crônica, letargia, mal-estar, insônia, tontura, falta de ar, perda de regularidade do ciclo menstrual, invulgar ritmo cardíaco ou palpitações e sensibilidade ao frio.

Alguns mais raros sinais desse transtorno são: inchaço das pernas e braços, azia crônica, aumento da sudorese, vômitos e sangue nas fezes.

As mulheres estão mais expostas a este problema de saúde que os homens. Anemia é diagnosticada pela contagem de sangue (um exame de sangue).

 

12 Alimentos para Tratar Anemia:

 

1. Carnes e Produtos Lácteos

Comer alimentos ricos em vitamina B. Carnes, como rins, coração, fígado de animais e os produtos lácteos são ricos em vitamina B12.

Mulheres grávidas não devem comer fígado de animais, porque contém grandes quantidades de vitamina A ou quantidades excessivas de vitamina A que podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.

 

2. Beterraba

Beterraba é um alimento muito útil para tratar a anemia. Suco de beterraba contém inúmeras vitaminas e minerais: iodo, potássio, fósforo, cálcio, enxofre, ferro, cobre, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas B1, B2, B6, niacina e vitamina P.

Graças ao seu alto teor de ferro, beterrabas contribuem para a formação das células vermelhas do sangue, portanto, para tratar o transtorno anêmico. Com efeito, uma vez que os glóbulos vermelhos são ativados, aumenta o fornecimento de oxigênio para todas as partes do corpo.

Aqui estão algumas maneiras de consumir mais deste vegetal:

Você pode misturar com outros vegetais, bem como cenouras, pimentos, tomates, etc. a fim de preparar uma boa salada.

Você também pode colocar uma ou duas beterrabas em uma centrífuga para preparar um copo de suco de beterraba. Beber esse suco todas as manhãs no café da manhã lhe permitirá aumentar a quantidade de células vermelhas do sangue.

 

3. Folhas de Feno Grego

Folhas de feno-grego ajudam na formação do sangue, assim, ajuda a tratar anemia. As meninas podem consumir as folhas de feno-grego cozidas para evitar este problema de saúde, que pode ocorrer devido ao início da puberdade e menstruação.

Sementes de feno-grego são também uma cura de comida para cuidar de pacientes anêmicos.

 

4. Espinafre

Espinafre é uma valiosa fonte de ferro de alta qualidade. Após sua absorção, este alimento contribui para a formação de hemoglobina e glóbulos vermelhos, ajudando assim a tratar a anemia.

 

5. Amêndoas

Amêndoas contêm uma boa quantidade de cobre. O cobre é, além de ferro e vitaminas, um catalisador no processo de síntese de hemoglobina.

Mergulhe 7 amêndoas em água por cerca de 2 horas, antes de esmagá-las em uma pasta e comer uma vez por dia, de manhã, durante três meses. Amêndoas trata a anemia e combate o diabetes tipo 2 e doença cardíaca.

 

6. Mel

Mel é notável para a construção de hemoglobina no corpo. Isto é facilmente explicado pelas grandes quantidades de ferro, cobre e manganês.

O mel é um alimento excelente para tratar a anemia.

 

(VÍDEO) Tratamento para Anemia

 

7. Maçãs e Tomates

Os frutos ricos em ferro tais como maçãs e tomates são muito bons para comer para tratar este problema de saúde. Você também pode comer maçãs e beber seu suco 100% natural.

Outras frutas que podem efetivamente tratar a anemia são ameixas, bananas, limão, uvas, laranjas, figos e cenouras.

 

8. Manteiga de Amendoim

É uma boa fonte de ferro. Tente incluir manteiga de amendoim em sua dieta diária.

Se você não gosta do sabor na comida, você também pode considerar comer um punhado de amendoins torrados. Duas colheres de sopa de manteiga de amendoim contêm 0,6 mg de ferro.

 

9. Ovos

Eles são uma boa fonte de proteínas e contém muitos antioxidantes que ajudam a armazenar vitaminas no corpo quando você tem anemia.

Um grande ovo é suposto por conter 1 mg de ferro, e, portanto, o consumo de um ovo por dia vai ajudar a combater este problema de saúde.

 

10. Romã

Este fruto contém uma grande quantidade de ferro e vitamina C. Ajuda a melhorar a circulação de sangue em seu corpo e também é muito eficaz para tratar a anemia e sintomas tais como fraqueza, tonturas, cansaço e até mesmo a perda de audição.

Coma uma romã por dia para reduzir os sintomas deste problema de saúde. Você também pode preparar um suco das sementes de romã e beber diariamente para o café da manhã.

 

11. Nozes

Eles são uma excelente fonte de ferro (além de ser muito saudável) e ajuda a impulsionar facilmente o seu corpo.

Pistácios são preferidos porque 100g já contém 15 mg de ferro.

 

12. Frutos do Mar

Peixes também contêm ferro. Alguns dos populares peixes gordos como salmão, sardinha, atum e outros frutos do mar como mexilhões e ostras são ricos em ferro. Assim, 100 g de ostras contêm 7,2 mg de ferro.

Tratar a anemia é uma questão de quanta comida comemos para ajudar a sintetizar a hemoglobina. Em geral, você precisa se concentrar em alimentos ricos em ferro, proteínas, cobre, zinco, ácido fólico e vitamina B12.

ATUALIZADO: 27.09.16

 

medico emagecer mulher

 

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  • Olá, Rosi eu vi o video tenho interesse em adquirir. No video voc~e fala em R$97,00? É esse valor??Como faço para comprar?