Dieta na Menopausa + 20 Dicas Tratamento Menopausa Precoce

Tudo Sobre Dieta na Menopausa + 20 Dicas Tratamento Menopausa Precoce

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O que é Menopausa?

A menopausa é definida como o estado de ausência de períodos menstruais por 12 meses. A transição menopáusica começa com comprimento variável do ciclo menstrual e termina com o último período menstrual.

Peri-menopausa é um termo usado e significa “o tempo em torno da menopausa”. Ele é frequentemente usado para se referir ao período de transição da menopausa.

Não é oficialmente um termo médico, mas às vezes é usada para explicar certos aspectos da transição da menopausa em termos leigos.

Pós-menopausa é um termo usado como um adjetivo para se referir ao período após a menopausa ter ocorrido. Por exemplo, os médicos podem falar de uma condição que ocorre em mulheres na pós-menopausa. Isto se refere a mulheres que já atingiram a menopausa.

A menopausa é o momento na vida de uma mulher quando a função do ovário cessa. O ovário, é um de um par de glândulas reprodutivas.

Elas estão localizadas na pélvis, um em cada lado do útero. Cada ovário tem o tamanho e forma de uma amêndoa. Os ovários produzem óvulos e os hormônios femininos, como o estrogênio.

Durante cada ciclo menstrual, um óvulo é liberado de um dos ovários. O ovo desloca-se do ovário, através de uma trompa do útero.

Os ovários são a principal fonte de hormônios femininos, que controlam o desenvolvimento de características do corpo feminino, como os seios, forma do corpo, e os pelos do corpo.

Os hormônios também regulam o ciclo menstrual e a gravidez. Os estrogênios também protegem os ossos. Portanto, uma mulher pode desenvolver osteoporose (fragilidade dos ossos) mais tarde na vida, quando os ovários não produzem estrogênio suficiente.

A Menopausa é diferente em cada mulher. Os cientistas ainda estão tentando identificar todos os fatores que iniciam e influenciam este período de transição.

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FICA A DICA:

Lembre-se dos efeitos benéficos de uma dieta saudável e exercícios físicos regulares. Mulheres que se exercitam e seguem uma dieta saudável lidam melhor com as mudanças da menopausa e também ajuda a proteger contra outras doenças, como doenças cardíacas e osteoporose.

 

Sintomas de Menopausa

Muitas mulheres notam os primeiros sintomas enquanto continua ainda estão menstruando, quando a produção de hormônio está diminuindo gradualmente.

Esta fase de diminuição dos níveis hormonais é muitas vezes chamada de “climatério” e muitas vezes começa na quarta década e pode durar vários anos.

Porque a função ovariana flutua, com varias mulheres podem experimentar sintomas da menopausa de forma intermitente.

Os primeiros sintomas da menopausa incluem sintomas físicos, sexual e psicológico:

  • Calor excessivo em vários horários do dia;
  • Suores noturnos;
  • Taquicardia;
  • Insônia;
  • Dores nas articulações;
  • Dores de cabeça.

 

Quais os sintomas da Menopausa

Mais tarde, os sintomas da menopausa são devido aos efeitos da deficiência de estrogénio sobre a bexiga e da vagina e incluem:

  • Urinar mais vezes durante o dia ou noite;
  • Desconforto ao urinar;
  • Infecção de urina;
  • O vazamento de urina;
  • A secura vaginal, desconforto, corrimento, ardor e prurido.

 

Sugestão de cardápio para Tratar e Aliviar Menopausa:

Café da Manhã

  • Opção1: 1 xícara de leite de soja com achocolatado, 2 fatias de pão integral, 1/2 papaia.
  • Opção2: 1 copo de vitamina de mamão, ameixa seca e semente de linhaça, 3 torradas integrais pequenas com margarina light.
  • Opção3: 1 xícara de granola com iogurte natural e morangos, 1 copo de chá mate.
  • Opção4: 1 xícara de chá de leite semidesnatado com café, 2 fatias de pão integral com queijo branco.

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1 barra de cereal.
  • Opção 2: 1 maçã.
  • Opção 3: 1 ameixa fresca.
  • Opção 4: 3 castanhas-do-pará.

Almoço

  • Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de alface, agrião e cenoura, 2 pegadores de macarrão penne integral, 1 filé-mignon grelhado com alho, 2 colheres de sopa de aspargos refogados, 1 taça de abacaxi com raspas de limão.
  • Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula e manga, 2 colheres de sopa de arroz integral com chá verde, 1 filé de frango com gengibre, 2 colheres de sopa de brócolis na manteiga, 1 maçã assada com canela em pó.
  • Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de alface, tomate caqui, 2 colheres de sopa de arroz, 1 posta de salmão com maracujá, 2 colheres de sopa de cenoura no vapor.
  • Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de chicória com abacaxi em cubos, 2 colheres de sopa de arroz à grega, 1 porção de peito de peru assado, 2 fatias de berinjela grelhada.

Café da Tarde

  • Opção 1: 1 copo de chá de abacaxi com hortelã, 1 fruta crua.
  • Opção 2: 1 barra de cereais.
  • Opção 3: 1 copo de suco de laranja-lima.
  • Opção 4: 1 copo de suco de soja de sabor uva.

Jantar

  • Opção 1: 1 prato fundo de sopa com macarrão, lentilhas, cenoura, couve, acelga e frango desfiado, 1 banana maçã.
  • Opção 2: 1 beirute médio recheado com blanquet de peru, queijo branco, tomate em rodelas, cenoura ralada e alface.
  • Opção 3: 1 fatia de torta de carne moída com proteína de soja, 2 colheres de sopa de legumes grelhados com azeite.
  • Opção 4: 1 prato fundo de sopa de grão-de-bico com inhame e espinafre.

Ceia

  • Opção 1: 1 copo de iogurte de soja.
  • Opção 2: 1 taça de gelatina.
  • Opção 3: 1 taça de salada de frutas.
  • Opção 4: 1 laranja lima.

 

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