Dieta Mediterrânea: Novo Cardápio Semanal (2016)

Conheça a Dieta Mediterrânea

Dieta Mediterrânea: Novo Cardápio Semanal

A Dieta Mediterrânica: Saudável e Deliciosa

 

Maio é o mês internacional da Dieta Mediterrânea. Ao longo dos últimos anos, a cozinha mediterrânea ganhou uma plataforma popular para uma alimentação saudável.

É fresca, leve e saborosa, e abrange alimentos e receitas a partir de uma multiplicidade de países ao longo do Mediterrâneo, como a Grécia, Itália, Malta, Espanha e Turquia.

Este tipo de dieta para perder barriga tem sido conhecida por lutar contra doenças do coração, menor pressão arterial e, potencialmente, ajudar a reduzir o peso.

Mesmo sem ter um monte de dinheiro essa dieta te faz sentir como se comessem como reis.

Isso é provavelmente porque legumes, feijão e macarrão são muito mais barato do que a carne, que sempre foi servida como uma segunda opção depois de nossos grãos e vegetais.

Caracterizada por ingredientes como frutos do mar frescos, azeitonas, legumes, queijos de pasta mole, ervas frescas, especiarias, tomate, e um copo de vinho tinto com o jantar, a dieta para emagrecer com saude mediterrânea vai deliciar o paladar de qualquer um.

Tudo que você precisa é um pouco de azeite extra virgem e alho, e eu posso fazer qualquer coisa.

Eu dificilmente chamaria a isto uma receita já que é tão simples e as quantidades realmente não importa muito.

Pode ser consumido ou você pode usá-la como base para a mais completa refeição robusta.

Por exemplo, você pode adicionar qualquer tipo de verdura cozida no vapor e ou peixe grelhado, frango ou tofu.

Se você não está fazendo glúten ou massas, massas sem glúten ou de grãos inteiros também irá funcionar.

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(VÍDEO) Dieta Mediterrânea: Tudo o que Você Precisa Saber

>> Massa Com Alho e Azeite

 

Cozinhe suas massas favoritas. Não cozinhe demais as massas pois ela deve ficar ao dente.

Enquanto a água está fervendo para a massa, cubra o fundo de uma frigideira com azeite extra virgem. Eu prefiro azeite biológico.

Aqueça o óleo ligeiramente e adicione cerca de metade de uma cabeça de alho picado e algumas pitadas de sal. Remova o calor quando o alho é suave (não marrom).

Quando a massa é feita, reservar cerca de um quarto de xícara de água do macarrão. Adicione o macarrão à mistura de alho e óleo e mexa ao redor.

Em seguida, adicione a água reservada um pouco de cada vez. Volte a mistura ao fogo, cozinhe e mexa por alguns minutos.

Cubra o prato com salsa picada fresca e parmesão ralado ou queijo romano.

Se você quiser polvilhe em alguns flocos de pimenta vermelha seca.

Como você pode ver, a dieta mediterrânea não é realmente uma dieta, mas uma maneira deliciosa de comer durante todo o ano.

Como a Dieta do Mediterrâneo Poderia Manter o Cérebro Saudável. Segundo um novo estudo, uma dieta mediterrânica rica em nozes e azeite de oliva pode ajudar o declínio cognitivo dos adultos.

No estudo, pesquisadores aleatoriamente escolheram cerca de 300 pessoas para seguirem uma dieta mediterrânica por quatro anos.

Os estudiosos também pediram a 145 pessoas para comerem uma dieta de baixo teor de gordura durante o mesmo período.

Seguir uma dieta mediterrânica significa consumir muitos vegetais e frutas e comer alguns frutos do mar, enquanto se come apenas um pouco de carne e laticínios.

Neste estudo, 155 pessoas que realizavam uma dieta para emagrecer cardápio que foram solicitadas a incluir um litro de azeite extra virgem em sua dieta por semana.

Outro grupo com 147 pessoas foi convidado a complementar a sua dieta com 30 gramas de nozes, avelãs ou amêndoas por dia.

Depois de quatro anos, os pesquisadores compararam a função cognitiva das pessoas de cada grupo. A idade média das pessoas no estudo foi de 67 anos.

Descobriu-se que os grupos de pessoas que seguiram a dieta mediterrânea experimentaram uma melhora na função cognitiva nestes quatro anos.

Já o grupo que consumia apenas uma dieta de baixo teor de gordura, experimentou um declínio cognitivo.

Os resultados sugerem que, em uma população mais velha, uma dieta mediterrânea suplementada com óleo de oliva ou nozes pode neutralizar o declínio cognitivo relacionados com a idade.

Dada a falta de tratamentos eficazes para pessoas que sofrem de uma diminuição da função cognitiva e demência, estas estratégias podem retardar o aparecimento destas condições ou minimizar os seus efeitos.

Embora os novos resultados sejam encorajadores, é necessário mais investigação para confirmá-los.

Os pesquisadores também descobriram que as pessoas no grupo que seguiram a dieta mediterrânica com mais nozes extras, experimentaram importantes melhorias nas habilidades de memória.

E aqueles que seguiram a dieta do Mediterrâneo com o óleo de oliva extra virgem mostraram melhoria significativamente em um maior número de funções cognitivas relacionadas à memória de trabalho, raciocínio e atenção, comparado com o grupo da dieta de baixo teor de gordura.

Há uma série de mecanismos que podem explicar o efeito benéfico que a dieta mediterrânica e os alimentos complementares tem na função cognitiva.

Um exemplo poderia ser o fato de que os chamados compostos fenólicos, encontrados em nozes e azeite de oliva, ajudam a neutralizar os processos químicos no cérebro que levam à neuro degeneração.

Dr. Rafael Cruz confirma que, quando as gorduras ômega do azeite de oliva e nozes são consumidas, elas desempenham um papel importante na melhoria da condição das membranas celulares, incluindo aquelas do cérebro.

Quando se consome uma abundância destes tipos de óleos e gorduras, você melhora o funcionamento do cérebro, o que poderia prevenir muitas das doenças neurodegenerativas.

Por outro lado, se uma pessoa reduz estes tipos de gordura, podem ter um efeito negativo sobre o cérebro e a saúde em geral.

O estudo também mostra que você precisa de gordura. Mas é preciso lembrar que nem toda gordura é benéfica.

Por exemplo, consumir muita gordura saturada pode afetar as membranas celulares de forma negativa. Tudo é uma questão de equilíbrio.

Azeite de Oliva e a Dieta Mediterrânica. Desde tempos imemoriais, o azeite tem sido parte integrante da cultura mediterrânica.

Embora, ele possa servir a muitos outros fins ele é amplamente utilizado como óleo de cozinha.

Ele é usado na dieta mediterrânica de várias formas, desde a preparação de alimentos ou no uso cosmético.

O uso de azeite de oliva na dieta mediterrânica provou ser de imenso benefício para a saúde, comparado com outros óleos de cozinha. Muitas pesquisas confirmam a importância do azeite para a saúde.

Também de grande prazer é o delicioso sabor e o aroma da dieta mediterrânea quando preparada com azeite de oliva.

Há inúmeras pesquisas clínicas sobre os benefícios de saúde do óleo de oliva e os resultados são surpreendentes.

 

(VÍDEO) Dieta Mediterrânea

 

>> Alguns benefícios de saúde do azeite.

 

Azeite de oliva contra o câncer. Indicações de um estudo realizado em Barcelona pelo Hospital Universitário para verificar os benefícios de saúde do azeite sugerem que ele contém agentes ativos capazes de prevenir ou retardar o crescimento de células cancerosas.

Evidências do estudo, onde ratos de laboratório receberam injeções de uma substância cancerígena, mostraram que uma dieta mediterrânea, aromatizada com azeite de oliva, reduziu significativamente o tecido pré-canceroso nos ratos alimentados com azeite de oliva.

Por outro lado, aqueles animais expostos a alimentos com óleo de cozinha normal tiveram aumento nos tumores.

Azeite de oliva têm-se demonstrado um auxiliar na redução do câncer de cólon.

Cientistas da Universidade de Oxford na Inglaterra apresentaram evidências que indicam que o azeite pode ser muito benéfico para o sistema digestivo.

Ao contrário da carne vermelha que está ligada ao câncer de cólon, o azeite de oliva parece funcionar contra o crescimento do câncer de cólon, como o peixe, frutas frescas e vegetais.

Não há nenhuma explicação concreta para esta descoberta extraordinária, no entanto o azeite é conhecido por controlar o ácido biliar, estimulando assim a ascensão de enzimas saudáveis no estômago que facilitam um cólon saudável.

 

(VÍDEO) Dieta Mediterrânea – Cardápio

 

>> Azeite de oliva e controle do colesterol.

 

De acordo com resultados publicados pelo Jornal Cliníco de Nutrição Europèia, o consumo regular de azeite pode ajudar na redução do mau colesterol (LDL colesterol).

O colesterol LDL oxidado na maioria das vezes leva a artéria rígida e outras doenças relacionadas.

Como tal, a dieta mediterrânica é o melhor substituto para o lanche americano e outras comidas que são conhecidas por aumentarem o nível de colesterol LDL.

 

>> Azeite para a saúde do coração.

 

A Associação Americana do Coração afirmou que o consumo de azeite de oliva traz “claros benefícios para a saúde” do nosso coração, tornando-se um substituto perfeito para outros óleos de cozinha.

 

>> Azeite de oliva abaixa a pressão arterial.

 

Os Arquivos de Medicina sugerem é possível reduzir os medicamentos para controlar a pressão alta, apenas substituindo o óleo gorduroso de nossa dieta para emagrecer rápido pelo azeite de oliva.

O resultado do estudo mostra evidências de reduções de pelo menos 50% nos níveis da pressão sanguínea.

 

>> Mais descobertas.

 

As propriedades antioxidantes do azeite são bastante conhecidas no mundo médico como uma substância potente contra os radicais livres no nosso corpo; o agente causador de câncer.

Importante, é preciso tomar cuidado para que o excesso de azeite em nosso corpo não seja prejudicial, pois invariavelmente ele deixa cair o nível do mau colesterol (LDL colesterol).

Qual a sua opinião?

Aproveite dieta mediterrânica, a partir de hoje, isto pode significar uma vida mais saudável para você.

Cuidar da saúde pessoal é uma maneira de prevenir a doença e evitar a visita ao médico. Interessante, esta é uma dieta que é saudável e deliciosa. Permita-me dizer: ‘deliciosamente saudável’.

 

(VÍDEO) Dieta Mediterrânea – 80 Receitas Leves e Saudáveis

 

>>> Sugestão de Cardápio Dieta Mediterrânea

 

Café da Manhã

Opção 1: 1 unid de pão francês,1 col sobremesa de geléia diet,1 copo de suco de limão,1 fatia de queijo branco

Opção 2: 01 unid de pão francês, 01 col sopa cottage,01 copo de suco de uva, ½ unid de mamão

Opção 3: 01 unid de pão francês integral, 01 col sobremesa de margarina light, 01 xícara de leite desnatado

Opção 4: 02 fatias de pão de forma integral, 01 fatia de queijo branco light

Lanche da Manhã

Opção 1: 01 maça

Opção 2: 01 ameixa

Opção 3: 05 amêndoas

Opção 4: 1 fatia de melão

 

Almoço

Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de agrião, 02 col sopa de arroz integral com brócolis,01 col sopa de lentilha, 1 porção de atum grelhado

Opção 2: 01 prato de sobremesa de salada de rúcula e tomate,02 col sopa arroz, 01 col sopa de lentilhas, 01 filé de pescada grelhada,

Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada de alface e cenoura ralada ,02 col sopa arroz integral, 01 omelete simples, 1 col sopa vagem refogada

Opção 4: 01 prato de sobremesa de salada de almeirão, cenoura crua e tomate, 02 col de macarrão com legumes, 01 filé de frango grelhado

 

Café da Tarde

Opção 1: 01 taça de morangos

Opção 2: 04 nozes

Opção 3: 01 cacho de uvas

Opção 4: 01 pêssego

 

Jantar

Opção 1: 02 pegadores de macarrão picado, 01 fatia de lombo assado, 01 xícara de folhas picadas

Opção 2: 01 prato de sobremesa de salada de couve-flor, brócolis, 02 col sopa arroz integral, 02 col sopa de carne bovina magra

Opção 3: 01 prato de sobremesa de alface e tomate, 01 fatia de peito de peru,02 torradas integrais

Opção 4: 01 filé de frango, 1 prato de sobremesa de salada de trigo, 02 col sopa de arroz integral, 01 col sopa de lentilhas

 

Ceia

Opção 1: 01 ameixa fresca

Opção 2: 01 pêssego

Opção 3: 01 copo de suco de laranja

Opção 4: 01 fatia de melão

ATUALIZADO: 07.11.16 (INFOGRÁFICO)

 

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