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Lista completa para Dieta Cetogênica

 

Dicas da celebridade Megan Fox, Vanessa Hudgens, Kim Kardashian, e Adriana Lima são praticantes da dieta cetogênica como um método para se manter em forma e se sentir bem.

Eu sei que pode ser um desafio seguir uma dieta saudável e com poucos carboidratos, especialmente se você é novo nisso.

Espero que esta lista abrangente de alimentos cetogênicos fáceis o ajude a fazer as escolhas certas.

A abordagem de dieta cetogênica alimentos é simples: trata-se de seguir uma dieta com baixo teor de carboidratos, onde o foco é comer alimentos reais, não apenas alimentos com baixos carboidratos.

A atriz Megan Fox é uma adepta da Para ajudá-lo a permanecer com a dieta cardápio, deixo aqui vários planos de refeições, incluindo alguns que são livres de lácteos e sem adoçantes – confira-os!

 

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O que comer e o que evitar

Em geral, você deve comer comida REAL (carne, ovos, nozes, iogurte, legumes e ocasionalmente algumas frutas).

Além da óbvia limitação do teor líquido de carboidratos nos alimentos, também é recomendado evitar alimentos processados e qualquer alimento que possa conter conservantes e corantes.

Dieta cetogênica cardápio semanal não é apenas perder peso a qualquer custo, trata-se de adotar um estilo de vida mais saudável.

Abaixo está uma lista dos alimentos com baixo teor de carboidratos mais comuns recomendados para a dieta cetogênica.

 

Dieta Cetogênica alimentos permitidos

Coma livremente

Fontes alimentadas com vegetais e animais selvagens

Carne de bovino, cordeiro, cabra e veado, peixes e frutos pescados do mar (evitar peixes de criação), porco e aves, ovos, gelatina e manteiga.

Estes são ricos em ácidos graxos ômega 3 saudáveis.

Miúdos como, fígado, coração, rins e outras carnes de órgãos.

 

Quais gorduras saudáveis na Dieta Cetogênica?

 

Gorduras saudáveis

Saturado (banha de porco, sebo, gordura de galinha, gordura de pato, gordura de ganso, manteiga, óleo de coco)

Monoinsaturado (abacate, macadâmia e azeite).

Ômega 3 poli-insaturados, especialmente de origem animal (peixe gordo e marisco).

 

Vegetais não amiláceos

Verduras frutíferas: acelgas, couve china, espinafre, alface, acelga, cebolinha, endívia, chicória de Bruxelas.

Alguns vegetais crucíferos como couve, rabo-de-bico, rabanetes.

Aipo, aspargos, pepino, abóbora de verão (abobrinha, abóbora de espaguete), brotos de bambu.

 

Frutas

Abacate

 

Bebidas e Condimentos

Água (sempre), café (preto ou com creme ou leite de coco), chá (preto, à base de plantas).

Maionese, mostarda, pesto (molho italiano), caldo de osso (faça o seu próprio), picles.

Pode usar todas as especiarias e ervas, limão ou tempero.

Proteína de soro de leite (cuidado com aditivos, edulcorantes artificiais, hormônios e lecitina de soja), proteína de ovo branco e gelatina, sem hormônios.

 

 Legumes, Cogumelos e Frutas.

Alguns vegetais crucíferos = repolho branco e verde, repolho vermelho, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, erva-doce, nabos.

Berinjela, tomate, pimentão.

Alguns vegetais de raiz (raiz de salsa), cebolinha, alho-poró, cebola, alho, cogumelos, abóbora.

Vegetais do mar (nori, kombu), quiabo, brotos de feijão, ervilhas de açúcar, feijões de cera, alcachofras francesas ou de marisco, castanhas de água.

Amoras, mirtilos, morangos, framboesas, cranberries.

Coco.

 

Fontes de animais alimentados com grãos e produtos lácteos completos

Carne bovina, aves, ovos.

Produtos lácteos (iogurte, queijo cottage, creme, creme azedo) – Evite produtos rotulados com “baixo teor de gordura”, a maioria deles é embalada com açúcar e amido e produz pouco efeito de saciedade.

 

Nozes e sementes

Nozes de macadâmia (muito baixa em carboidratos, alta em ômega 3).

Nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, sementes de linhaça, sementes de abóbora, sementes de gergelim, sementes de girassol, sementes de cânhamo.

Castanha do Pará (cuidado com o nível muito alto de selênio – não coma muitos deles).

 

Produtos de Soja Fermentados

Caso for comer, coma apenas os não transgênicos e produtos de soja fermentados.

Edamame (soja verde), soja preta – não processada.

 

Condimentos

Adoçantes “zero” saudáveis (Stevia, Swerve, Erythritol, etc.)

Espessantes: pó de araruta, goma de xantano (tenha em mente que a goma de xantano não é paleo-amigável – algumas pessoas que seguem a dieta para perder peso paleo usam, pois só precisa de uma quantidade muito pequena).

Produtos de tomate sem açúcar (purê, passata, ketchup).

Cacau e alfarroba, chocolate escuro (mais de 70%, melhor 90% e cuidado com a lecitina de soja), cacau em pó.

Cuidado com gomas de mascar sem açúcar e menta – alguns deles têm carboidratos.

Alguns vegetais, frutas, nozes e sementes com carboidratos médios – depende do seu limite diário de carboidratos.

Vegetais de raiz (raiz de aipo, cenoura, beterraba, panqueca e batata doce).

Melancia, pistache e castanha de caju, castanhas.

Apenas quantidades muito pequenas, melhor evitar completamente: damasco, Pitaya, pêssego, nectarina, maçã, toranja, kiwi, laranja, ameixas, cerejas, peras, figos (frescos).

Álcool

Vinho tinto seco, vinho branco seco, aguardente (não açucarado) – evita a perda de peso, apenas para manutenção de peso.

EVITE completamente: alimentos ricos em carboidratos, carne processadas e alimentos processados.

1) Todos os grãos, mesmo a farinha total (trigo, centeio, aveia, milho, cevada, milheto, sorgo, arroz, amaranto, trigo sarraceno, grãos germinados), Quinoa e batatas brancas.

Isso inclui todos os produtos feitos de grãos (massa, pão, pizza, biscoitos, bolachas) açúcar e doces (açúcar de mesa, HFCS, xarope de agave, sorvetes, bolos, pudins doces e refrigerantes açucarados).

 

2) A carne de porco e o peixe cultivados são ricos em ácidos graxos inflamatórios ômega 6 e peixes cultivados podem conter PCBs, evitem peixes com alto teor de mercúrio.

 

3) Alimentos processados contendo carragenano (por exemplo, produtos à base de leite de amêndoa), MSG (por exemplo, em alguns produtos de proteína de soro de leite), sulfitos (por exemplo, em frutas secas, gelatina), BPAs, glúten de trigo

 

4) Adoçantes artificiais (Splenda, edulcorantes que contenham Aspartame, Acesulfame, Sucralose, Sacarina, etc.) – isso pode causar compulsões.

 

5) Gorduras / óleos refinados (por exemplo, girassol, cártamo, sementes de algodão, canola, soja, óleo de milho, gorduras trans, como a margarina.

 

6) Os produtos com “baixo teor de gordura”, “baixo teor de carboidratos” e “zero-carb” ( produtos Atkins, refrigerantes dietéticos, gomas e mentas podem ser elevados em carboidratos ou contêm aditivos artificiais, glúten, etc.)

 

7) O leite não é recomendado por vários motivos. Em primeiro lugar, de todos os produtos lácteos, o leite é difícil de digerir, pois faltam as bactérias “boas” (eliminadas através da pasteurização) e podem até conter hormônios.

Em segundo lugar, é bastante elevado em carboidratos (4-5 gramas de carboidratos por 100 ml). Para café e chá, substitua o leite com creme em quantidades razoáveis.

Você pode consumir uma pequena quantidade de leite, mas esteja ciente dos carboidratos extra.

 

8) Bebidas alcoólicas e doces (cerveja, vinho doce, cocktails, etc.) – você pode experimentar algumas versões mais saudáveis de cocktails e bebidas populares.

 

9) Frutas tropicais (abacaxi, manga, banana, papaia) e algumas frutas com alto teor de carboidratos (tangerina, uvas, etc.) Também evite sucos de frutas (sim, mesmo os 100% naturais) – melhor beber vitaminas, mas de qualquer forma muito limitado.

Os sucos são como água açucarada, mas as vitaminas têm fibra, que pelo menos tem mais poder de saciar.

Isso também inclui frutas secas (passas, etc) se consumidas em grandes quantidades.

 

10) Principalmente por razões de saúde, evite produtos de soja além de alguns produtos fermentados não-OGM, conhecidos por seus benefícios para a saúde. Evite também o glúten de trigo que pode ser usado em alimentos com baixo teor de carboidratos.

Cuidado com as latas de BPA (bisfenol – A). Se possível, use embalagens naturais sem BPA, como frascos de vidro.

O BPA tem sido associado a muitos efeitos negativos para a saúde, como a função da tireoide e o câncer.

Outros aditivos a evitar: carragenina (por exemplo, produtos à base de amêndoa), MSG (por exemplo, em alguns produtos de proteína de soro de leite) e sulfitos (por exemplo, em frutas secas, gelatina).

ATUALIZADO: 24.08.17

 

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