Dieta Atkins: Cardápio Completo Emagreça 4kg em 10 Dias

Conheça a Dieta Atkins

Dieta Atkins

O que é a Dieta Atkins?

Esta foi criada pelo cardiologista norte americano Robert Atkins em 1972 hoje é conhecida no mundo todo como uma Dieta de Proteína.

Ela trabalha seu cardápio basicamente restringindo totalmente o carboidrato de todas as refeições e claro priorizar o consumo de proteínas.

é simples o cardápio da Dieta Atkins se baseia em alimentos de origem animal, carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos, queijos amarelos.

A Dieta Atkins provoca uma rápida redução de peso não restringindo a ingestão de proteínas e gorduras.

Ela preconiza a mudança do metabolismo habitual de queima de carboidratos para a queima de gordura,logo ela restringe o consumo de carboidratos mantendo de gordura e proteínas.

A dieta Atkins propõe uma redução drástica na ingestão de carboidratos em todas as refeições de acordo com as fases que ele denominou de: indução, perda contínua de peso, pré-manutenção e manutenção.

Ela é uma dieta muito radical na ingestão de carboidratos, excluindo-os esta fonte de energia do organismo.

Alimentos permitidos: Aves, carnes, peixes, verduras e frutas, ovos e carnes de porco, bacon.

Alimentos proibidos: Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico, queijos, leite e derivados.

Dieta Atkins Cardápio Completo Emagreça 4kg em 10 Dias

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Existe 4 fases da Dieta de Atkins:

  • Fase de indução
  • Fase da perda contínua de peso
  • Fase de pré-manutenção
  • Fase de manutenção

 

Dieta de Atkins – Fase de Indução

Dura aproximadamente 14 dias e a ingestão de carboidratos deve sofrer uma redução drástica não devendo o seu consumo ultrapassar os 15 g por dia.

Ao reduzir severamente a ingestão de carboidratos, o corpo utilizará os seus hidratos de carbono armazenados no fígado e nos músculos em forma de glicogênio que se deverá esgotar 3 a 4 dias depois.

É a partir desse momento que o organismo passará a utilizar as gorduras armazenadas no corpo para obter energia provocando uma redução efetiva no peso.

Ao decompor a gordura, o corpo gera umas substâncias denominadas por cetonas.

O que você pode comer: Gorduras tipo: azeites, maioneses, manteiga, sem limites em quantidade. Carnes (exceto fígado), peixe, marisco em qualquer quantidade.

Ovos e queijos em consumo moderado. Bebidas: água, café descafeinado, infusões.

O que você não pode comer: Açúcares e derivados, farinhas e produtos que as contenham como o pão, massas, cereais, fruta, milho, legumes, batatas e féculas. Leite e tudo o que tiver mais de 10% carboidrato.

A forma de cozimento é de acordo com o que desejar: frito cozido ou grelhado.

Depois de duas semanas aumenta-se o consumo de carboidratos para 5 gramas diários durante uma semana.

Mantendo a perda de peso e o teste da cetona for positivo, deverá voltar a aumentar os carboidratos na semana seguinte.

Siga a dieta até que o resultado da cetona for negativo. Dr. Atkins afirma que neste patamar você terá encontrado o seu nível crítico de carboidratos que varia de pessoa para pessoa.

Você deve ajustar a dieta ao ponto anterior e entrará na segunda fase da dieta.

 

Dieta de Atkins – Fase da perda contínua de peso

Consiste numa redução de peso constante. Nesta fase deve-se observar a cada reação do seu corpo com a cada aumento de carboidratos na dieta.

Dr. Atkins aconselha a tentar aumentar a quantidade de saladas e verduras na dieta. Devem-se realizar exames laboratoriais para avaliar o perfil lipídico.

 

Dieta de Atkins – Fase de pré-manutenção

Última fase. É uma fase de transição, você pode reduzir ou manter o peso. Nesta fase continua-se a aumentar o consumo de carboidratos enquanto o peso for reduzindo.

Deve-se manter essa fase até atingir o seu peso ideal. Nesta fase você atingiu o que Dr.Atkins denomina equilíbrio de ingestão de carboidratos em que nem ganha nem perde peso.

A última fase é permanente e, de acordo com o autor, favorece a manutenção do peso.

A quantidade de carboidratos pode aumentar ainda gradualmente, desde que respeite a tolerância individual. Está proibida a ingestão de doces ainda na dieta.

Havendo aumento de 2,5 kg, o programa deve ser reiniciado.

Vantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

Há uma redução de peso em curto prazo, que pode ser de gordura quanto perda de massa magra (músculo).

Como as proteínas têm a digestão lenta, isso acarreta o prolongamento da sensação de saciedade.

A quantidade de alimentos que devem ser ingeridos não são limitados e sim restritos dependendo do tipo de alimento.

 

Desvantagens da Dieta da Proteína ou Dieta Atkins

Como nessa dieta são restritos radicalmente os carboidratos, o organismo converte gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, estes componentes em altos níveis podem ser prejudiciais às células, além de causar mau hálito.

Pode desenvolver a longo prazo um quadro de Insuficiência Renal, devido ao excesso do consumo de proteínas que sobrecarrega os rins.

Episódios de tonturas, fraqueza e desmaios podem ocorre além da constipação intestinal devido ao baixo consumo de fibras.

A ingestão de alimentos proteicos é aumentada e consequentemente a quantidade de gorduras saturada e colesterol podem elevar os níveis de colesterol ruim (LDL – colesterol) e isso é um fator de risco para doenças cardiovasculares, justificando a necessidade de estar realizando exames laboratoriais.

 

>> Cardápio de Dieta Atkins

 

Café da Manhã

  • 1 omelete com ovos, sal e ervas a gosto.
  • 1 fatia de pão integral.
  • 1 copo 200 mL de leite batido com 10 morangos.

 

Lanche da Manhã

  • Fatias de queijo branco ou peito de peru à vontade.

 

Almoço

  • Salada de alface-americana, rúcula, tomate e pepino à vontade.
  • Filé de frango grelhado à vontade.
  • Berinjela e abobrinha assadas à vontade.

 

Lanche da Tarde

  • 1 pote 200 ml de iogurte natural

 

Jantar

  • Salada de alface roxa, escarola, pepino e palmito pupunha à vontade.
  • Salmão grelhado à vontade.
  • Brócolis ao vapor à vontade.

 

Ceia

A dieta de Atkins, Mito, Fatos e Realidade.

Mito: A dieta Atkins não permite carboidratos em tudo.

Fato: A dieta de Atkins é composto por 4 fases, cada uma com diferentes limitações de carboidratos.

Mesmo na fase 1 do programa, no entanto, permite que 20 gramas de carboidratos líquidos por dia.

O programa então reintroduzida hidratos de carbono adicionais ao corpo durante os próximos 3 fases.

Mito: A dieta de Atkins promove um elevado consumo de gorduras que podem elevar os níveis de colesterol e levar a doenças cardíacas.

Realidade: Como outras dietas, a dieta de Atkins incentiva a ingestão equilibrada de gorduras saudáveis (monoinsaturados e poliinsaturados).

Dieters são encorajados a evitar gorduras saturadas, escolhendo carnes magras.

A qualquer momento, qualquer um que segue a dieta Atkins pode tudo, mas eliminar a gordura saturada, seguindo a versão vegetariana da dieta.

Investigação mais de 60 estudos independentes entre pares continuou a provar a segurança alimentar.

Na verdade, um estudo realizado por New England Journal of Medicine, durante um período de dez anos, tem mostrado que uma dieta com baixo teor de hidratos de carbono, inclusive, incluindo aumento da gordura animal não conduzir a um risco aumentado de doença cardíaca.

 

Mito: Dr Atkins morreu como seguir o seu próprio plano de dieta.

Fato: Dr. Robert Atkins, um cardiologista e criador da dieta de Atkins morreu em 2003, sua morte foi estabelecido por ferimentos na cabeça resultantes de uma queda.

Atkins: Mitos são difíceis de morrer

 

Mito 1: A dieta Atkins, não funciona?

Fatos: A nova dieta de Atkins, ele funciona e mais de cinquenta estudos têm sido publicados para depor.

Este estudo Mostrou que entre quatro dos programas de dieta mais seguidos ( Atkins, Zone, APRENDA e Ornish) foi a dieta de Atkins, que produziu os melhores resultados em termos de perda de peso, mas também o metabolismo.

 

Mito 2: A dieta de Atkins é ruim para a saúde

Os fatos: A dieta de Atkins promove um consumo saudável e equilibrado de alimentos de alta densidade de nutrientes: proteínas magras, uma variedade de frutas e vegetais ricos em fibras e gorduras boas, limitando açúcares refinados e carboidratos, bem como gordura trans.

Estas escolhas nutricionais induzir o organismo a queimar mais gordura e trabalhar de forma mais eficiente, permitindo que a pessoa que segue a dieta a ser menos propenso a desejos, para se sentir mais saciado.

De crescer mostra os benefícios para a saúde de reduzir a ingestão de carboidratos processados.

 

Mito 3: A abordagem Atkins defende uma dieta desequilibrada, consistindo apenas em alimentoscarne vermelha, ovos, carnes, etc. – e excluindo frutas e legumes

Os fatos : A dieta de Atkins permite a consumir grandes quantidades de vegetais e, nas últimas fases do programa, rico em nutrientes carboidratos de frutas e grãos integrais.

É apenas durante a primeira das quatro fases de a dieta de Atkins, chamado de “arranque”, é aconselhável consumir bastantes proteínas magras para acionar mecanismo de queima de gordura do corpo e forçar iniciar o processo de perda de peso.

Mas, para obter bons resultados com Atkins, todos não têm que começar com a fase do arranque.

E a dieta de Atkins pode ser seguida por vegetarianos!

 

Mito 4: A dieta de Atkins proíbe o consumo de hidratos de carbono

Os fatos: Muitas pessoas confundem a fase inicial e o programa de Atkins como um todo.

Durante esta primeira fase da dieta Atkins, você pode comer até 20 g de hidratos de carbono disponíveis por dia.

A partir de 12 g de legumes à alta densidade de nutrientes e, uma vez concluídas a fase de arranque, é aumentada gradualmente a sua ingestão de carboidratos se para alcançar tanto a sua meta de peso e o nível individual de tolerância a carboidratos.

Para algumas pessoas, o nível de tolerância pode chegar a 120 gramas de carboidratos por dia.

 

Mito 5: Com a dieta de Atkins, você pode comer o maior número de ovos e bacon (ou presunto) como desejado

Fatos: Durante a fase de arranque, que pode consumir certa quantidade de ovos e bacon (ou presunto) para iniciar rapidamente a perda de peso.

Mas Atkins não significa um “regime com ovo e bacon”.

Durante a fase de arranque como durante os seguintes passos, a dieta de

Atkins recomenda vez o consumo de uma grande variedade de proteína magra: peixe, aves, carne magra, ovos, e proteínas vegetais tais como soja, etc.

E não é porque promove a proteína comer Atkins defende exagero.

Pelo contrário, é uma dieta que recomenda o consumo moderado de cada tipo de alimento.

Siga a dieta Atkins não significa que se pode comer qualquer coisa, desde que ele é pobre em carboidratos.

 

Mito 6: A dieta de Atkins é demasiado restritiva

Os fatos: Ao contrário da crença popular, a dieta Atkins permite que você comer uma variedade de alimentos fornecidos para reduzir açúcares refinados e carboidratos e enfatizar alimentos saudáveis.

Uma das chaves para o sucesso do método de Atkins é aquisição para a vida de novos hábitos alimentares.

É, portanto, ensina a comer alimentos ricos em carboidratos, especialmente ricos em nutrientes vitaminas antioxidantes e fitonutrientes que têm um efeito positivo sobre a saúde.

Uma vez que se tenha atingido o seu peso de destino e determinou a quantidade de carboidratos que pode ser consumida diariamente para manter este peso.

A maioria das pessoas seguintes Atkins está livre para comer uma variedade de alimentos proteínas, legumes, frutas, sementes e nozes, legumes e cereais integrais.

 

Mito 7: Dr. Atkins morreu de um ataque cardíaco

Os fatos: Dr Atkins morreu de um ferimento na cabeça causado por uma queda ocorreu em 8 de abril de 2003.

O registro do hospital, que detalha todo o curso do hospital do Dr. Atkins desde sua chegada à emergência confirma que ele perdeu a consciência no caminho e deixou de ser restaurado.

Apesar de cuidados de neurocirurgia de emergência que ele recebeu.
Dr. Atkins se recusou a ser mantida viva artificialmente, e isso está de acordo com a sua vontade que ele morreu em 17 de abril na sequência do acórdão de suporte respiratório.

No entanto, é verdade que o fim de sua vida, o Dr. Atkins teve que lutar contra a cardiomiopatia ele também não é um segredo.

Era uma doença grave e progressiva causada por uma infecção viral.

Embora seja inegável que esta doença enfraqueceu seu coração, deve sublinhar-se que a causa foi dietéticas virais e não.

 

Mito 8: As pessoas que comem acordo com o método Atkins falta de energia devido ao seu baixo consumo de carboidratos.

Os fatos: A nossa organização está preparada para utilizar duas fontes de energia: carboidratos e gorduras.

Quando pouco carboidrato disponível, ele se transforma em gorduras que são praticamente o nosso combustível alternativo.

Às vezes uma pessoa se sente certa perda de energia durante os primeiros dias de Atkins, durante o qual o corpo muda de um queimador de metabolismo de hidratos de carbono para um queimador de metabolismo de gorduras.

Mas este período de adaptação geralmente dura de três a cinco dias.

Uma vez que o corpo é usado para queimar gordura para produzir energia, esses sintomas desaparecem.

 

Mito 9: A dieta de Atkins promove um elevado consumo de carne e produtos lácteos ricos em gorduras que aumentam os níveis de colesterol e levar doença eventualmente cardiovascular

Fato: O programa nutricional Atkins recomenda o consumo de todos os tipos de gordura em proporções saudáveis.

Estudos realizados nos últimos anos sobre a dieta de Atkins mostraram que, quando ele foi seguido, ele obteve um consumo equilibrado de gordura monoinsaturada, poli-insaturada e saturada a partir de várias fontes de alimento.

É importante notar que, apesar de uma ingestão de gordura saturada, os participantes nestes estudos não só tinha reduzido factores de risco cardiovascular, mas foram subtraídas comumente associadas com problemas de gordura saturada.

Note-se que todas as gorduras combinar três tipos de gorduras: monoinsaturados, poli-insaturados e saturados.

Mesmo o azeite de oliva, protótipo absoluto de boa gordura monoinsaturada para a saúde, contém 15% de gordura saturada em comparação com um bife (escolher uma fatia fina) que, embora seja considerado ruim para saúde, contém, pelo menos, 51% de gorduras monoinsaturadas.

 

Mito 10: A dieta de Atkins proíbe o consumo de frutas, legumes e grãos e, portanto, leva a deficiências nutricionais.

Fato: O programa nutricional Atkins não exclui o consumo de frutas, vegetais ou grãos.

A fase de arranque, muitas vezes erroneamente confundido com o programa como um todo, é a fase mais estrita que permite que apenas 20 g de hidratos de carbono disponíveis por dia.

No entanto, eles vêm para 70% de vegetais de caixa, incluindo alface e vegetais ricos em nutrientes e fibras, tais como brócolis, aspargos, berinjela ou espinafre.

ATUALIZADO: 02.08.16

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  • Ao invés de ler a bíblia como mostra no vídeo, leia os dois livros que tem no mercado sobre atkins… Tu vai ver que essas informações que colocou aqui no site não são, nem de longe, de atkins.
    Essa dieta não permite nenhum tipo de “pão” industrializado, nem leite, nem queijo branco, nem iorgurte… nada é à vontade em atkins… até a proteína deve ser ingerida conforme a altura da pessoa. Nem o peito de peru pode ser à vontade, já que é industrializado.
    A indução é até 20grs de carbo, e não 15…
    Emagrecer 10 kg em 4 dias? Quem acredita que isso é possível???
    Vocês estão fazendo um desfavor para quem precisa emagrecer, já que estão ensinando tudo errado.

    • É isso mesmo, a Raquel está certa. No texto dão a lista dos proibidos e logo abaixo os proibidos aparecem no cardápio. Só se for retardado pra não sacar que isso está completamente errado.
      Não dá para fazer essa dieta sem ler o livro, na net tem mil informações erradas.

    • Kkkkkkkkkkkkk pensei a mesma coisa, depois que vi o cardápio sugerido então … leite, pão, queijo branco … só rindo !