Dicas para Emagrecer (Atualizado)

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dicas para emagrecer

Não nada melhor e mais certo que apostar na dobradinha que nunca falha alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, estas 2 dicas são as principais recomendações para quem deseja emagrecer.

Muita gente acha que isso é papo de nutricionista e conversa fiada de site de dieta, mas não muito segredo basta ingerir menos calorias do que se consome como sabemos que isso não tarefa das mais fáceis abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar você na luta contra balança.

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1. Fibras:

Quando você ingere fibras nas refeições, independentemente se é café da manhã ou jantar, elas têm um poder de absorver gordura e açúcar.

No processo de digestão, você acaba absorvendo menos gordura e menos açúcar por conta da absorção da fibra, que tem afinidade com essas fontes de calorias.

Assim, você acaba emagrecendo, porque, mesmo ingerindo o açúcar e a gordura, você acaba absorvendo menos.Outro papel importante da fibra no emagrecimento é que ela gera mais saciedade.

Nesse caso, a digestão fica mais lenta, e por isso você se sente mais saciado e come menos.

 

2. Cálcio e vitamina D:

O cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura.Ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular.

Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o ponteiro da balança dispara.

Quando possui bom nível de vitamina D, o corpo libera mais leptina. Esse hormônio manda mensagens ao cérebro informando que você já está cheio, não precisa mais comer. A leptina é um regulador do apetite.

Vitamina D em baixa no organismo significa menos leptina e pratos mais cheios.

A deficiência do nutriente também está ligada à resistência à insulina, o que em geral leva à fome excessiva. Boas fontes de cálcio são sementes de gergelim, amêndoas, tofu, soja, vegetais verde-escuros, leite e seus derivados.

Já a vitamina D pode ser encontrada em óleo de fígado de peixe (bacalhau, atum, cação), gema de ovo, salmão, atum e, principalmente, a ação da luz solar sobre a pele.

 

3. Gorduras Boas:

Há dois tipos de gorduras que são boas para você: as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.As gorduras monoinsaturadas pode ser encontradas em alimentos como amêndoas, nozes, amendoim, abacate, e azeite.

Não só são bons para a perda de peso, como um benefício acrescido para a saúde já que ajudam a diminuir o mau colesterol LDL.

As gorduras poliinsaturadas também podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, bem como ajudar na perda de peso.

Alimentos ricos em gordura poliinsaturada são o salmão, bacalhau, óleos de girassol e milho, semente de linhaça e óleos de outros peixes. Alimentos que contêm gordura poliinsaturada também contêm ácidos graxos Omega 3, que ajudam o corpo na perda de peso.

4. Proteínas:

Proteínas prolongam a sensação de estar cheio, movendo lentamente do estômago para o intestino. Ela visa diminuir o consumo diário de carboidratos para o mínimo possível, substituindo-os por proteínas.

Sem os carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante no corpo diminui drasticamente.

Isso força o organismo, que precisa dessa glicose como combustível das células, a começar a gastar as reservas de gordura para produzir a energia de que necessita. Dessa forma, a perda de peso é rápida. Boas fontes são leguminosas, grãos integrais, soja e carnes.

 

5. Chá Verde:

Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas.

Além de promover o emagrecimento, as pessoas que tomam o chá verde obtém uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances de diversas doenças aparecem, como diabetes e hipertensão.

O chá também é rico em cafeína, a quantidade pode variar de 10 a 86 mg por folha.

A quantidade máxima de chá verde indicada é de 4 xícaras ao dia, ou 600 ml. Mais do que isso é passível de efeitos colaterais.

 

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