Cardápio com Alimentos para Gripe e Resfriado: 2017

Tudo Sobre Cardápio com Alimentos para Gripe e Resfriado

Gripes, Resfriados e Alergias no Inverno, Saiba como Prevenir!

O inverno está próximo. E com o tempo frio, ficamos em lugares fechados e doenças típicas da estação como gripes e resfriados, ficam mais fácil de aparecer.

O sistema respiratório também é afetado com mais frequência no inverno, pois as alergias acabam se manifestando.

Nessa época procuramos em nosso guarda-roupas aquela mana há meses guardada, ou aquela blusa esquecida bem lá no fundo.

Cuidados básicos ajudam a prevenir estes problemas que acabam dificultando nossos dias.

O vírus Influenza é oque causa a gripe e é contagioso. Então um jeito de evitá-lo é não ficar em locais abafados e com muita gente.

Quando estiver em ônibus, sempre deixar as janelas abertas para o ar circular, mesmo em dias gelados.

A circulação de ar faz com que diminua a transmissão do vírus.

Vacina é uma boa opção. Tomando a dose seu corpo fica protegido aos vírus mais comuns da Influenza.

Normalmente nos meses de Abril e Junho, o SUS organiza campanhas de vacinação, para uma faixa etária da sociedade.

Em clinicas particulares a dose também é disponível.

Para diminuir as chances de contagio com o vírus, lavar as mãos sempre que possível. Lavar com água corrente e sabão, higienizar as unhas e os cantinhos ao redor delas. Lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições.

O álcool em gel é uma boa opção bem pratica, mas não deve substituir a água e o sabonete. Quando espirrar cobrir o nariz e a boca com lenços descartáveis de papel. Lenços feitos de pano iguais ou do vovô, evite-os sempre, eles não são nada higiênicos.

A uma diferença em gripes e resfriados, muita gente confunde, embora os sintomas sejam parecidos. A gripe transmissão é causada pelo vírus influenza, e o resfriado pelo rinovírus que não é tão grave.

A gripe sintomas pode causar infecção e levar a morte, já o rinovírus costuma provocar apenas dor de garganta e coriza.

O tempo seco, a baixa umidade do ar e as mudanças de temperatura, diminuem o sistema de defesa do organismo e alergias respiratórias acabam aparecendo com mais frequência.

Bronquite, rinite, sinusite e asma são as mais comuns. Elas atingem 30% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

– Beba bastante água. É importante se hidratar, mesmo em dias frios em que se sente menos sede.

– Não ficar em ambientes com fumaça ou muita poeira.

– Não fumar.

– Tente não respirar pela boca, e sim sempre pelo nariz. As narinas têm a função de filtrar e aquecer o ar antes de ele entrar no sistema respiratório.

– Mantenha a casa sempre arejada, porque as bactérias se concentram em locais quentes.

– Evite cortinas, carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e tudo que tenha pelos.

– Tenha sempre uma boa alimentação mesmo nos dias frios. Coma frutas, legumes e verduras.

 

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(VÍDEO) Dieta para Evitar Gripes e Resfriados

 

>> CARDÁPIO DE INVERNO

Café da Manhã

  • Opção 1: 1 xícara de café, 1 pão de queijo pequeno 1 banana com canela
  • Opção 2: 1 xícara de mingau de aveia sem açúcar, 1 maçã picada, 1 copo de chá de casca de laranja com gengibre
  • Opção 3: 1 maçã com canela, 1 copo de leite desnatado com café, 1 fatia de pão de fibras light com pouca margarina
  • Opção 4: 2 torradas integrais com queijo cottage, 1 copo de chá de gengibre com canela

Lanche da Manhã

  • Opção 1: 1 tablete pequeno (20 g) de chocolate amargo
  • Opção 2: 1 banana com aveia
  • Opção 3: 1 fatia de bolo integral de frutas
  • Opção 4: 1 copo de chá de gengibre com canela

Almoço

  • Opção 1: 1 tigela pequena de sopa de abobrinha com tomate, 1 colher de arroz integral, 1 filé grelhado, 1 taça de pudim light de caramelo
  • Opção 2: 1 tigela pequena de creme de mandioquinha com brócolis, 3 colheres de macarrão penne integral com atum, 1 fatia de melão
  • Opção 3: 1 prato de sopa de grão-de-bico com inhame, 2 colheres de iscas de carne com broto de bambu, 1 manga picada
  • Opção 4: 1 tigela de sopa de couve com agrião, 1 fatia de torta de frango com legumes

 

Lanche da Tarde

  • Opção 1: 2 castanhas-do-pará, 1 xícara de chá de cascas de maçã com colágeno hidrolisado
  • Opção 2: 1 caqui
  • Opção 3: 1 taça de salada de frutas
  • Opção 4: 1 manga assada com canela

Jantar

  • Opção 1: 1 prato de sopa de abóbora com gengibre, 2 colheres de proteína de soja refogada com tomates
  • Opção 2: 1 prato raso de caldo verde com linguiça de frango, 2 colheres de lascas de lombo acebolado
  • Opção 3: 1 prato de sopa de legumes com macarrão integral, 2 colheres de carne moída refogada
  • Opção 4: 1 tigela pequena de sopa de fubá com repolho roxo, 1 sanduíche de pão integral com pasta de atum light

Ceia

  • Opção 1: 1 pedaço pequeno de torta light de maracujá
  • Opção 2: 1 laranja-bahia
  • Opção 3: 1 pêssego
  • Opção 4: 1 taça de morangos

ATUALIZADO: 09.12.16

 

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