Benefícios do Alongamento para Saúde e Alongamento Muscular

Tudo sobre os Benefícios do Alongamento Muscular para Saúde

alongamento mini

Os tipos de atividades físicas são diversos, podendo ser desde uma caminhada, a um passeio de bicicleta em velocidade regular, musculação, natação ou ainda alongamento, sendo este com muitos benefícios ao corpo, proporcionando maior flexibilidade e elasticidade ao corpo.

 

Importância do alongamento

O alongamento e flexibilidade dos músculos permite uma melhor distribuição dos músculos ao corpo, permitindo uma melhora na postura, já que os músculos possuem maior mobilidade.

O alongamento normalmente é feito junto a um outro tipo de exercício, como por exemplo: é comum alongar os músculos antes de correr, antes de pedalar, antes de nadar ou ainda antes de usar os halteres.

Mas existem também as aulas de alongamento benefícios e estas vem acompanhadas de técnicas de relaxamento que permitem um contato maior com o corpo.

dieta.blog.br-beneficios-do-alongamento-para-saude-e-alongamento-muscular

>> Recomendamos para Você:

 

(VÍDEO) Aula de Alongamento – Alongamento Estático Pós Treino

 

(VÍDEO) Alongamento Dinâmico Pré Treino – Aula de Alongamento

 

(VÍDEO) O melhor alongamento para fazer antes da atividade física

Benefícios do Alongamento

O alongamento trabalha diversos movimentos que proporcionem um alongamento nos principais grupos musculares do corpo, como costas, pernas, braços, pélvis e lombar.

Contribuindo para uma melhor postura e equilíbrio do corpo, devendo ser feito constantemente, independente de prática de exercícios em paralelo.

O alongamento libera o estresse muscular do corpo, permitindo um preparo físico mais disposto a enfrentar movimentos mais amplos que normalmente são exigidos na natação.

O ideal de exercícios de alongamento é durante o horário da manhã, podendo despertar todos os músculos alongando-os sem que a tensão do dia prevaleça sobre os mesmos e encurte-os, proporcionando assim maior disposição para o resto do dia.

Como se trata de uma prática corporal, é sugerido uma consulta médica antes de se submeter as atividades de alongamento, podendo o médico solicitar alguns exames e somente após a análise o mesmo indicar o tipo de atividade própria para a condição física.

Sendo o alongamento indicado para diversas idades e principalmente para diferentes níveis de capacidade física, até mesmo os sedentários.

O ideal é fazer as aulas de alongamento pelo menos três vezes na semana, pois auxilia no controle da respiração, o que aumenta na oxigenação do sangue.

O alongamento também diminui o risco de lesões nos ligamentos e tendões, aumenta a capacidade de concentração e o controle dos movimentos, além disso, o alongamento diminui as dores musculares.

O alongamento é indicado para diferentes idades, pesos e é independente de gênero sexual, pois somente visa a movimentação funcional de um corpo ativo, porém, patologias como hérnia de disco ou ainda osteoporose deve haver uma recomendação anterior.

Pois a condição física poderá interferir no desempenho, podendo ainda agravar o quadro de enfermidade, nestes casos, o alongamento passa a ser direcionado ao trato deste quadro patológico.

 

Exercícios de alongamento

É importante que a respiração permaneça durante os movimentos, é dito isto pois é comum que o iniciante prenda a respiração devido o esforço feito para o movimento, mas a respiração evitará principalmente um mau estar e vertigem.

Tenha compreensão relacionada as posições dos pés e principalmente coluna, pois os exercícios exigem um controle corporal, evitando assim quedas devido ao desequilíbrio, ou ainda dores musculares devido a um movimento realizado de forma errada.

Controlar a musculatura abdominal auxilia no controle do equilíbrio, portanto é importante durante os movimentos que além de manter a respiração, a contração da musculatura abdominal será importante em determinados movimentos.

Beba bastante água durante as aulas, leve uma garrafa e deixe próximo, apesar dos movimentos não apresentarem velocidade, perde-se líquidos durante a aula também.

Devido ao esforço dos movimentos, aproveite e deixe uma fruta guardada, ou outro tipo de alimento para ingerir após a aula, pois é comum sentir fome.

As roupas devem ser leves, de preferência camiseta e calça ou bermuda que permita os movimentos sem limitações, os tecidos leves permitem que o corpo transpire mais facilmente, sem que aqueça muito o corpo.

Procure manter os cabelos bem presos, principalmente se tiver técnicas de relaxamento no chão, os cabelos soltos acabam atrapalhando a visão e tornando a aula tensa.

Use elástico para amarrar ou ainda opte pelas tranças laterais, assim, ao deitar o cabelo não incomoda, como o coque e o rabo de cavalo.

Evite usar acessórios como cordão, anel, brincos ou ainda presilhas no cabelo, podem ser danificadas durante a aula, perdidas ou até poderá ferir, guarde dentro da bolsa e coloque novamente ao final da aula, desta forma a preocupação será menor livrando-se assim da tensão.

 

(VÍDEO) Alongamentos e Flexibilidade

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO

Eles melhoram a saúde e retardam o envelhecimento. O alongamento é uma maneira simples de retardar os efeitos do envelhecimento, mantendo a longo prazo a boa saúde.

À medida que envelhecemos, acredita-se que a rigidez nas articulações é normal e até mesmo a dor são agora parte de nossas vidas diárias.

É inevitável que alguns desconfortos apareçam com a idade e levem a doenças associadas à velhice.

A maioria das pessoas que aceitam essas crenças, portanto, não são susceptíveis a cuidar de seus corpos.

De acordo Dorothée Lavoie, que dá aulas e conduz oficinas de alongamento para que serve na Europa há quase 20 anos, isso é absolutamente errado. Ela admite antes de completar seus quarenta anos ela nunca havia realmente levado sua saúde a sério.

Mas quando seu marido, quase paralisado, recuperou a saúde dos pés por meio de alongamentos musculares, ela não hesitou em mergulhar neste universo. “Estou em melhor forma e mais saudável do que quando tinha 40 anos”.

Ela especifica que, se alguém dedica um tempo para cuidar de seu corpo ele irá nos retribuir em cem vezes mais.

Dorothée, agora com 67, está convencida de que cuidando de seu corpo, ela evita a famosa dor crônica diária, supostamente “normal” em certa idade.

Cada um de nós pode recuperar o poder sobre nossos corpos e saúde.

Através de alongamentos, você pode sentir a energia e gosto de ter novamente os projetos que tinha aos 20 anos de idade.

O alongamento é um exercício suave que permite encontrar e manter nossa vitalidade.

 

20 MINUTOS

Alongamentos que levam apenas vinte minutos por dia são um investimento real de saúde. Cuidamos de nossa casa, nosso computador, nosso carro, tudo, exceto de nosso próprio corpo, isso não faz sentido.

Nosso corpo, que é um organismo vivo, vai funcionar desde que nós o ajudemos um pouco e desde que possamos dar a ele o que precisa. Se você colocar o suco de tomate no tanque de gás do nosso carro, não adianta.

Assim, deixamos de nos alimentar bem e tratar adequadamente o nosso corpo e ainda assim esperamos que ele funcione.

Embora ele tenha uma grande capacidade de adaptação e auto-cura, você ainda deve dar a ele o que precisa.

Alongamentos estimulam a circulação sanguínea, o sistema linfático e o fluxo de energia.

Ao sentir uma dor causada, por exemplo, por uma inflamação, lesão ou outra causa o alongamento promove a circulação do sangue e também do oxigênio, porque as extensões estão ligadas a respiração.

E é este movimento que possibilita a cura. Além disso, uma boa sessão de alongamento proporciona um relaxamento agradável. Sob o efeito da dor, o corpo se contrai.

Ele fica tenso, tentando minimizar ou evitar a dor, geralmente por imobilizar a parte do corpo que é uma fonte de sofrimento. Mas o fato de imobilizar o corpo que endurece e dói, longe de diminuir, torna-se mais viva!

O alongamento relaxa o corpo inteiro, incluindo as áreas dolorosas. Dito isto, após uma lesão, por exemplo, é normal que a dor seja amplificada se fizer um esforço muscular.

Mas alongamentos que não necessitam de força muscular, ajudam a reduzir a dor.

No inverno passado torci o pulso e ombro caindo no gelo. Eu deveria parar qualquer atividade que exigisse esforço muscular, mas eu fiz alongamentos suaves e exercícios de respiração, o que teve o efeito de cura de meu pulso e meu ombro.

Terapeutas consultados confirmaram-me que o meu alongamento fez toda a diferença no processo de cura.

Qualquer que seja a nossa idade, alongamento pode nos ajudar a recuperar o poder sobre nossa saúde.

Como parte de seus cursos e treinamentos, Dorothy conheceu pessoas que sofria de fadiga crônica, fibromialgia, epicondilite, bursite, artrite, artrose, hérnia de disco, entorses e parte inferior das costas e pescoço, sequelas acidentes e até mesmo pessoas com doenças “incuráveis” tão graves como esclerose múltipla e doença de Parkinson.

No entanto, ela descobriu que todos aqueles que praticam alongamentos diariamente conquistaram uma melhoria significativa em sua saúde.

Pois, qualquer que seja o diagnóstico, desconforto ou dor, faça um alongamento benefícios regular – sem problemas – pois eles ajudam a regenerar o corpo.

É um conhecimento acessível a todos, útil e mesmo indispensável para promover e manter a sua energia vital e manter uma saúde excelente, além de recuperar a flexibilidade de sua juventude e, acima de tudo, independentemente da sua idade, se sentir bem.

ATUALIZADO: 25.10.16

 

medico-emagecer-mulher-projeto-novo

 

>> Recomendamos Para Você:

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *