Beber Água Emagrece? Saiba o que é Verdade e o que é Mito

Tudo sobre Beber Água seus Benefícios Mitos e Verdades

agua emagrece

É comum as pessoas ficarem em dúvida sobre o papel da água no emagrecimento.

Algumas perguntas são freqüentes: Beber água morna em jejum emagrece? Água quente queima calorias?

Primeiro vamos deixar claro o seguinte, a água em si não tem o poder de queimar calorias, ela também não engorda, pois não tem calorias. Mas ela pode contribuir com emagrecimento da seguinte maneira:

Além de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos, a ingestão de água é uma aliada no emagrecimento. De acordo com pesquisadores alemães, quem bebê mais água pode acelerar o metabolismo.

E os benefícios não param por aí: o líquido melhora o funcionamento dos rins e dos intestinos e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Beber água e consumir alimentos ricos em fibras faz com que aumente a formação do bolo fecal, contribui com o bom funcionamento do intestino e dessa forma favorece o emagrecimento.

Beber Água Emagrece Saiba o que é Verdade e o que é Mito

>> Recomendamos para Você:

(VÍDEO) Como Água vai te Ajudar Emagrecer?

Sensação de saciedade: Quando você bebe água e realiza pequenas refeições entre as refeições principais, você se sente mais saciada para a próxima refeição.

O estômago tem a capacidade limitada de dilatar até cerca de 2 litros. Dessa forma a ingestão de líquidos ao longo do dia manterá seu estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos.

A água acelera o funcionamento dos rins, evita a retenção de líquidos e inchaço.

O hábito de beber água faz com que você reponha o líquido perdido no organismo, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento de celulite.

Além de outras funções que acabam por contribuir também, mesmo que indiretamente como: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, etc.

Essas são apenas algumas funções da água no organismo, mas você pode perceber o quanto é importante, por isso faça o possível para atingir a recomendação de cerca de dois litros por dia.

Se você tem dificuldades em lembrar de tomar água, deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc. Não espere sentir sede, pois isso já indica que você está desidratando.

Outras razões para o benefício da dieta da água. O endocrinologista carioca Tércio Rocha explica que a água, especialmente gelada, pode ajudar no emagrecimento por outro caminho que não o da saciedade.

Segundo ele, a temperatura fria provoca uma retração vascular no estômago que diminui a sensação de fome.

“Outra coisa é que, quando estamos famintos, sentimos até uma dorzinha, provocada pelo ácido clorídrico (um dos componentes do suco gástrico) que vai se acumulando no estômago.

A água ‘lava’ esse ácido, diminuindo uma urgência por comida que às vezes nos faz comer demais”, esclarece.

Além disso, sabe-se que a água, quando consumida cerca de meia hora antes das refeições, estimula os mecanismos da digestão, fazendo com que a comida tenha menos tempo para ser absorvida. O médico garante que tomar água pode realmente ser eficaz.

“Mas beber mais do que 500 mililitros pode ser um problema porque meio litro já é um volume significativo de líquido no estômago”, ressalta a americana Brenda Davy.

Segundo ela, bebidas de baixa caloria, como os refrigerantes light, poderiam ter efeitos semelhantes aos da água. Outros especialistas, no entanto, alertam que bebidas com adoçante podem causar vários tipos de problemas quando ingeridas em excesso. Água, como se sabe, não tem efeitos colaterais.

ATUALIZADO: 05/10/2016 (INFOGRÁFICO)

medico emagecer mulher

>> Recomendamos Para Você:

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *