Abacate e seus Benefícios para Saúde, Abacate Emagrece de Verdade

Tudo sobre Abacate e seus Benefícios para Saúde e para Emagrecer

Abacate e seus Benefícios

A fruta é conhecida pelo alto teor calórico e pela quantidade de gorduras que possui, devido a isso, muitas pessoas excluem o abacate de suas dietas, sem nem mesmo saber dos benefícios desta fruta.

Essas gorduras presentes na fruta gerando muitas calorias por fatia ingerida, são de origem monoinsaturadas, ou seja, não causam riscos a saúde.

Pelo contrário, estas gorduras são principais causadores da redução dos níveis de colesterol e triglicérides do organismo, se tornando assim um benefício a saúde, prevenindo doenças cardíacas.

E apesar de ser conhecido pelo índice calórico, o abacate auxilia no emagrecimento, devido a quantidade de fibras que fornece, proporcionando maior sensação de saciedade, eliminando assim a vontade de comer fora do horário das refeições.

Beneficios do Abacate

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Abacate engorda?

Não. 1 abacate médio tem em média 332 calorias.

Além disso pesquisas têm mostrado que o abacate é rico em fitonutrientes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes e auxiliam na redução do risco de doenças, tais como as cardiovasculares e o câncer.

Além de saciar a fome por muito mais tempo.

 

Propriedades do abacate:

O abacate contém cálcio, potássio, vitamina C, fósforo, manganês, magnésio, lipídios, ferro, cobre, zinco, vitamina E e vitamina A, todos estes nutrientes colocam em xeque o fator de ser uma fruta que engorda, pois estes nutrientes são importantes para o organismo e contém níveis altos de nutrientes, trazendo assim benefícios a saúde.

Sim, contém muitas calorias, mas a ingestão desta fruta deve ser moderada, ou seja, não há necessidade de comer um abacate inteiro, podendo ser ingerido somente metade ou divido com alguém que também preza por uma melhor qualidade de vida e é adepto a reeducação alimentar como dieta básica.

Sendo assim, o abacate pode ser ingerido pelo menos duas vezes na semana, nas refeições do café da manhã ou café da tarde, adquirindo ao organismo nutrientes e um novo sabor.

Contém propriedades que agem como anti-inflamatório e antienvelhecimento, ou seja, retarda estas ações no corpo, além de reduzir os níveis altos de glicose no sangue e o hormônio do estresse, o cortisol, trazendo então uma sensação maior de satisfação de forma natural.

A gordura que fica alojada na região da barriga e dos quadris, são basicamente os triglicerídeos de cadeia média, e neste caso, o abacate tem função ativa, em queimar estes triglicerídeos, proporcionando assim uma barriga mais sequinha e com menor índice de gordura.

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Abacate faz bem:

Como já citado, ingerir o abacate com moderação não interfere na dieta, podendo ser consultado a frequência da ingestão junto ao nutricionista, podendo ainda comer diariamente uma fatia pequena.

Como o abacate não é uma fruta que encontramos com frequência em boa safra, dificilmente será ingerida diariamente, mas pode ser ingerida pelo menos três vezes na semana, livre de culpa, pois o abacate traz benefícios a saúde e quando ingerida com moderação não engorda.

É comum comer o purê de abacate acompanhado de mel, aveia e granola, ou ainda qualquer outra adição de alimento, como linhaça, farinha de quinoa ou ainda a farinha de berinjela, adicionando assim mais nutrientes a refeição, podendo ser ingerida como sobremesa devido a pequena quantidade de fruta.

Outro fator que torna o abacate um vilão é a falta de educação alimentar, ou seja, a pessoa normalmente não tem uma alimentação saudável e regrada, e cada vez que ingere a fruta e percebe um aumento de peso.

Porém, quando inserida em uma dieta de reeducação alimentar, o abacate proporciona todos os seus benefícios sem que interfira na dieta, complementando assim a quantidade necessária de nutrientes que o corpo necessita.

A ingestão diária do abacate tende ao organismo uma melhor absorção, distribuição e reposição destes nutrientes, tornando assim um tipo de alimento muito eficaz em uma dieta.

Desta forma, o aproveitamento destes nutrientes, permite que seus benefícios sejam então potencializados, diminuindo assim a quantidade de gordura no corpo e a prevenção natural de doenças cardíacas.

Estas afirmações são baseadas em estudos realizados em faculdades nos Estados Unidos e Europa, garantindo assim de forma nutricional, os benefícios do abacate em uma dieta equilibrada e respeitada.

Esta ingestão diária de abacate permite um melhor controle do organismo relacionado a síndrome metabólica, conhecida também pelas características de hipertensão, altos níveis de açúcar no sangue e excesso de gordura abdominal.

Totalizando assim em mais um benefício a que a ingestão do abacate poderá ser atribuído com tranquilidade, garantindo então.

Que a ingestão segura deste alimento proporcione benefícios a saúde e excluindo totalmente os mitos e boatos que giram em torno desta fruta, que pode ser consumida com moderação.

 

(VÍDEO) Benefícios do Abacate

 

Abacate: O que Ele Contém

É particularmente rico em gordura, mas é bastante benéfico para a saúde cardiovascular: é efetivamente rico em ácidos gordos, ácidos gordos não saturados.

O abacate também tem altas concentrações de vitaminas.

Com 160 calorias por 100 gramas, o abacate contem mais calorias do que a maioria das frutas.

A maior parte do seu fornecimento de energia é assegurada por sua gordura, constituída por uma maioria de ácidos gordos monoinsaturados (oleico especialmente) que contribuem para a saúde cardiovascular.

Ele também contém bons níveis de esteróis de plantas, também de substâncias benéficas para a saúde cardiovascular.

O advogado é particularmente bem dotado de vitaminas: ricos em vitamina K e vitamina B9, que também é uma fonte de pró-vitamina A para a vitamina C e as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6.

Finalmente, ele fornece a vitamina E antioxidante, bem como a luteina e a zeaxantina , dois carotenóides também dotados com propriedades antioxidantes.

Sua carne contém muitos minerais e oligoelementos. O potássio e o cobre dominam. O ferro, o fósforo, o magnésio e o zinco, também estão presentes em boas quantidades.

Finalmente, ele tem um teor de fibra excepcional e inclui fibra solúvel e insolúvel.

É particularmente rico em gordura, mas são bastante benéficos para a saúde cardiovascular: é efetivamente rico em ácidos gordos monoinsaturados e ácidos gordos não saturados.

O abacate também tem altas concentrações de vitaminas: vitamina K, B9 (ácido fólico ou folato), pró-vitamina A e anti-oxidantes.

O Programa Nacional de Saúde Nutrição recomenda comer todos os dias pelo menos 5 porções (mínimo 80g) de frutas ou legumes e aproveitar ao máximo a sua variedade sazonal.

Embora o abacate seja fácil de encontrar durante todo o ano todo, no outono e inverno ele suas melhores temporadas. Metade de um abacate do tamanho certo ou um abacate inteiro pequeno é equivalente a uma porção de legumes.

Consumir abacate durante as refeições de alimentos ricos em carotenóides (cenoura, tomate) promove uma melhor absorção destes carotenóides. Este efeito é devido à gordura do abacate e a natureza solúvel em gordura de carotenóides.

Em geral, as vitaminas, compostas por antioxidantes e fibra em frutas e legumes desempenham um papel protetor significativo para a saúde.

Muitos estudos têm demonstrado que um elevado consumo de frutas e vegetais pode reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, câncer e outras doenças.

Com 6,7 g de fibra por 100 gramas de carne, o abacate é considerado muito rico em fibras.

Além disso, ele contém tanto de fibra solúvel quanto fibra insolúvel. A fibra insolúvel iria promover o bom funcionamento do trânsito intestinal.

A fibra insolúvel ajuda a melhorar a prevenção da doença cardiovascular e diabetes tipo II.

Embora abacate seja rico em gordura, ele tem uma maioria de ácidos monoinsaturados, os efeitos benéficos sobre a função cardiovascular têm sido amplamente demonstrados.

O consumo regular de abacate, portanto, contribui para a saúde cardiovascular.

O abacate também contém uma grande quantidade de fitoesteróis, compostos de plantas que contribuem efetivamente para a redução de colesterol.

 

Abacate

Quais os riscos?

O abacate é rico em vitamina K. Alguns anticoagulantes requerem entradas relativamente estáveis de vitamina K de um dia para o outro.

Portanto, é aconselhável para pessoas que tomam este tipo de tratamento a procurar o conselho de seu médico a fim de melhor integrar o abacate em sua dieta.

As pessoas alérgicas ao látex também podem mostrar uma reação alérgica ao consumo de abacate. A substância que causa isso pode ser a heveína, uma proteína comum no abacate e seringueiras, originalmente no látex da árvore.

ATUALIZADO: 06.07.16

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