17 Super Alimentos para Limpar o Figado (ATUALIZADO)

Tudo Sobre os Alimentos que Ajudam a Limpar o Figado

Super Alimentos para Limpar o Figado

10 Superalimentos para a Limpeza do Fígado

O fígado, pesando cerca de 3 quilos em adultos saudáveis, é um dos órgãos vitais do corpo.

É responsável por muitas funções importantes relacionadas com a digestão, metabolismo, imunidade e o armazenamento de nutrientes que o organismo necessita para sobreviver.

Além disso, o fígado é uma glândula que secreta elementos químicos exigidos por outras partes do corpo.

Na verdade, o fígado é a única parte do seu corpo que é um órgão e uma glândula.

Um fígado saudável regula a composição do sangue, remove substâncias tóxicas, bem como processos e converte nutrientes absorvidos pelo intestino durante a digestão em formas que o corpo pode usar.

Ele também armazena algumas vitaminas, ferro e glicose.

Também é responsável por quebrar a insulina, hemoglobina e outros hormônios. Além disso, destrói células vermelhas velhas do sangue e produz produtos químicos necessários para a coagulação adequada.

Devido as suas funções vitais é muito importante manter o fígado saudável.

Uma dieta errada e estilo de vida pobre podem sobrecarregar o fígado, deixando-o incapaz de processar as toxinas e gorduras com eficiência.

Isso por sua vez pode aumentar o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, fadiga crônica, dores de cabeça, problemas digestivos, alergias e muitos outros problemas de saúde.

Muitos alimentos podem ajudar a limpar, rejuvenescer e desintoxicar seu fígado, mantendo este órgão como você precisa..

17 Super Alimentos para Limpar o Figado (ATUALIZADO)

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>>> Aqui estão os 10 Superalimentos para a Limpeza do Fígado.

1. Alho

O alho é ótimo para a limpeza do seu fígado. Ativa as enzimas no fígado que ajudam a limpar as toxinas.

Ele também contém dois compostos naturais chamado alicina e selênio, que ajudam no processo de limpeza de fígado e o protege de danos tóxicos.

Além disso, o alho reduz os níveis de colesterol e triglicérides, que podem sobrecarregar o fígado e prejudicar seu funcionamento.

Para promover a saúde do fígado, use alho fresco em vez de alho processado, picado ou em pó.

Comer 2 a 3 dentes de alho cru por dia e inclua o alho na sua comida sempre que possível.

Você também pode tomar suplementos de alho, mas só depois de consultar o seu médico.

 

2. Toranja

Sendo uma boa fonte de vitamina C, pectina e antioxidantes, a toranja também auxilia o processo natural de limpeza do fígado.

Contém também glutationa, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e desintoxica o fígado.

Glutationa também ajuda na desintoxicação de metais pesados. Além disso, ajuda a naringenina flavonoide da toranja ajuda a quebrar a gordura.

Beba um copo pequeno de suco de toranja espremido na hora ou desfrute do fruto inteiro em seu lanche diário.

Nota: Se você está tomando medicamentos, consulte seu médico antes de tomar esta fruta pois ela pode interagir com certos medicamentos.

 

3. Beterraba

Beterraba é um alimento poderoso para limpar e ajudar o funcionamento do fígado.

Rico em flavonoides e beta-caroteno, eles ajudam a estimular e melhorar a função global do fígado pois são purificadores naturais do sangue.

Basta adicione beterraba fresca ou suco em sua dieta diária.

Faça uma salada de limpeza para o fígado poderosa com 1 xícara de beterraba ralada ou picada, 2 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem prensado a frio e o suco de ½ limão.

Misture todos os ingredientes e coma 2 colheres de chá do mesmo a cada 2 horas durante o dia por uma semana.

 

4. Limões

Limões ajudam a desintoxicar o fígado principalmente devido ao antioxidante D-limoneno presente nele, que ativa as enzimas que ajudam na desintoxicação.

Além disso, a elevada quantidade de vitamina C dos limões ajudam seu fígado produzir mais enzimas para a digestão.

Os limões também aumentam a absorção de minerais pelo fígado.

Faça água com limão em casa adicionando o suco de 1 limão a uma jarra de água.

Você pode até adicionar limões picados para isso. Beba esta água em intervalos regulares. Se desejar, adicione um pouco de mel.

 

5. Chá Verde

Beber chá verde diariamente, pode ajudar seu corpo a eliminar toxinas e depósitos de gordura, aumentando os níveis de hidratação.

Um estudo de 2002, publicado na revista internacional de obesidade mostrou que as catequinas no chá ajudam a estimular o metabolismo de lipídios no fígado.

Este por sua vez impede o acúmulo de gordura no fígado. Esta bebida saudável também protege o fígado dos efeitos prejudiciais de substâncias tóxicas como álcool.

O chá verde também é benéfico no tratamento ou prevenção de doença hepática.

De acordo com um estudo publicado em 2009 sobre as causas e controle do câncer, mostrou que pessoas que bebem chá verde têm um menor risco de desenvolver câncer de fígado.

Beba 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente. Se desejar, adoce o chá com mel.

Nota: Evite beber chá verde em excesso, pois ele pode ter um impacto negativo no seu fígado e outras partes do corpo.

 

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6. Abacates

Abacates contêm produtos químicos que reduzem o dano hepático.

De acordo com um estudo de 2000 da sociedade americana de química, o abacate é rico em glutationa, um composto necessário pelo fígado para limpar as toxinas prejudiciais para o seu correto funcionamento.

A alta quantidade de gordura monoinsaturada no abacate ajudam a reduzir as lipoproteínas de baixa densidade ou “mau” colesterol e aumentam as lipoproteínas de alta densidade ou colesterol “bom”.

O fígado processa facilmente o bom colesterol.

Além disso, abacates contêm muitos minerais, vitaminas e fitossanitárias que ajudam a quebrar gorduras, contribuindo para um bom funcionamento do fígado.

Coma abacates de 1 a 2 vezes por semana por alguns meses para ajudar a reverter os danos do fígado.

 

7. Açafrão

Cúrcuma é outro alimento eficaz e popular. Também melhora a capacidade do organismo para digerir gorduras.

O composto curcumina induz a formação de uma enzima primária de desintoxicação do fígado chamada Glutationa S-transferase. Ela também ajuda a regenerar as células hepáticas danificadas.

Misture ¼ colher de chá de açafrão em pó em um copo de água e ferva.. Beba duas vezes ao dia por duas semanas.

Além disso, inclua este tempero na sua culinária diária.

 

8. Maçãs

Uma maçã por dia é o segredo por trás de um fígado saudável.

As maçãs são uma boa fonte de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a remover as toxinas do aparelho digestivo e do colesterol do sangue, por sua vez, impedem o fígado de ser sobrecarregado.

Além disso, as maçãs contêm ácido málico, um nutriente de limpeza que remove substâncias cancerígenas e outras toxinas do sangue.

Todos os tipos de maçãs são bons para o fígado, no entanto, para
uma limpeza do fígado rápido escolha maçãs orgânicas.Coma uma maçã orgânica ou beba um copo de suco de maça fresco diariamente.

 

9. Nozes

A quantidade elevada do aminoácido l-arginina nas nozes auxilia o fígado na desintoxicação de amônia.

Além disso, elas contêm glutationa e ácidos graxos ômega-3, que auxiliam o processo natural de limpeza do fígado.

De acordo com um estudo de 2008 publicado no diário agrícola e químico de alimentos, os polifenóis das nozes previnem lesões hepáticas induzidas por tetracloreto de carbono e d-galactosamina.

Mastigar um punhado de nozes como aperitivo diariamente.

Você pode também polvilha-las sobre uma salada, sopa ou assados.

 

10. Brócolis

Inclua os brócolis na sua dieta porque eles ajudam no processo natural de limpeza do fígado.

Sendo ricos em Glucosinolatos, liberam do fígado as substâncias cancerígenas e outras toxinas prejudiciais.

O alto teor de fibras dos brócolis também melhoram o processo de digestão.

Além disso, ele contém vitamina E lipossolúvel, um importante antioxidante para o fígado realizar as suas funções.

Coma 1 xícara de brócolis, 3 vezes por semana para manter o seu fígado limpo.

Para manter o seu fígado saudável,os especialistas em saúde recomendam a eliminação ou redução dos alimentos de origem animal, bem como álcool, açúcar refinado, cafeína em excesso e alimentos processados de sua dieta.

Abandone o cigarro porque o fumo causa danos significativos em diferentes órgãos do corpo, incluindo o fígado.

 

10 Alimentos para Limpar e Cuidar de seu Fígado

Tudo o que você coloca em seu corpo, o fígado tem que tratar e processar, em cima de outras funções cotidianas, tais como: usar carboidratos, proteínas e gorduras para processar energia, auxiliar na digestão, usar 30 por cento de sangue circulando em seu corpo cada minuto para executar as reações químicas que removem as toxinas prejudiciais.

Distribuir e armazenar nutrientes essenciais, desintoxicar o sangue de substâncias cancerígenas, ou invasores tóxicos como o álcool e outros ingredientes alimentares prejudiciais.

Como você pode ver, a saúde do fígado é importante. Uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu fígado é comer uma dieta saudável, à base de plantas.

 

1. Beterraba

Beterrabas são brilhantes e bonitas, como um tiro insano de bem-estar para seu corpo todo, incluindo o fígado. A beterraba parece com a cor do sangue e coincidentemente, elas naturalmen

te limpa e purifica o sangue, que aumenta a função do fígado e produção de nutrientes no seu corpo.

Beterraba também é rica em antioxidantes e nutrientes importantes, incluindo: ácido fólico, fibra (na forma de pectina), ferro, betaína, betalaínas, betacyanin e betanin.

A pectina é uma forma solúvel de fibra que é conhecida por suas propriedades de limpeza.

Fibras de beterraba e nutrientes ajudam o organismo a eliminar toxinas que muitas vezes são armazenadas em nosso fígado, então elas podem ser evacuados para fora do corpo em vez de reabsorvida pela corrente sanguínea.

 

2. Brócolis

O brócolis dá vida ao seu corpo e seus tons de verde brilhantes indicam o alto nível de antioxidantes e clorofila encontrado nos vegetais crucíferos.

Brócolis é rico em fibras que naturalmente, purifica o corpo de agentes cancerígenos e outras toxinas. B

rócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e outros membros da família de vegetais crucíferos contêm também Glicosinolatos que ajudam o fígado produzir enzimas para ajudar na remoção de toxinas e ajudar na digestão.

Brócolis é também uma boa fonte de vitamina E lipossolúvel, um antioxidante especialmente importante para o fígado.

 

3. Batata-doce

Batata-doce é rica em betacaroteno, que é um nutriente anti-inflamatório natural.

Betacaroteno é convertido em vitamina A no corpo, diretamente no fígado.

Suplementos com muita vitamina A podem ser tóxicos para o fígado, já que a vitamina A é uma vitamina solúvel em gordura (ou seja, mais fica armazenado do que excretada).

Batatas-doces e outros alimentos ricos em vitamina A, no entanto, não causa toxicidade hepática e não podem ser armazenados para uso em longo prazo como suplementos.

Batata-doce também é rica em fibra e vitamina C, outros nutrientes de limpeza que reforça a imunidade e ajuda na função hepática.

Tente usar a batata-doce assada em um jantar saudável, à base de plantas, ou usá-las como um simples almoço, recheando-as com salsa e alguns humus para uma refeição fácil.

 

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4. Limões

Limões amam seu fígado e seu fígado os ama de volta! Limões são um alimento natural de limpeza e, essencialmente, um dos melhores para “começar as coisas” em todas as áreas do seu corpo.

Limões fornecem uma riqueza de antioxidantes, principalmente vitamina C, e eles ajudam seu fígado a produzir mais enzimas que lhe da mais energia e ajuda com a digestão.

Limões também são um substituto natural para o sal na dieta. Na verdade, eles são frequentemente recomendados como um substituto do sal para os indivíduos em uma dieta de doença do fígado.

Limões são alcalinizantes para o corpo, apesar de ser ácido por conta própria. Uma vez que entra no corpo, eles ajudam a neutralizar toxinas e excretam resíduos.

 

5. Lentilhas

Lentilhas são ricas em fibras, que auxilia no processo de limpeza e também é uma fonte natural de proteína vegetal.

Muita proteína não é recomendada, pois pode ser especialmente difícil no fígado. Lentilhas fornecem proteína apenas suficiente para suportar o seu corpo sem causar nenhum dano.

Eles também são algumas das leguminosas mais fáceis de digerir, que ajudarão seu corpo a usá-las melhor para a distribuição de nutrientes.

 

6. Gorduras Saudáveis

Gorduras saudáveis são importantes para qualquer dieta, à base de plantas ou não, mas muita coisa nunca é uma coisa boa quando se trata de gorduras.

Gorduras demais pode causar problemas com a produção da bílis, que afeta a digestão de gorduras e possivelmente outros problemas de digestão.

Gorduras saudáveis que são benéficas para seu fígado incluem: abacates, nozes, sementes de abóbora e amêndoas, juntamente com azeitonas, coco, sementes de chia e sementes de linho.

Outras nozes e sementes também são benéficas, mas não se esqueça de evitar a maioria dos óleos, que pode ser duro com o fígado para processar e distribuir os nutrientes.

Algumas exceções incluem pequenas quantidades de azeite, linho ou óleo de coco.

Nozes e abacates são especialmente ricos em propriedades que ajuda seu corpo a produzir mais glutationa, que é usado para a desintoxicação e filtragem de substâncias nocivas.

 

7. Maçãs

As maçãs são ricas em pectina e fibra solúvel que ajuda a remover as toxinas e colesterol do sangue. Elas também são ricas em ácido málico, um nutriente de limpeza que remove substâncias cancerígenas e outras toxinas do sangue.

Todas as maçãs são ótimas para seu fígado, mas certifique-se de escolher maçãs orgânicas, desde que elas são uma das piores fontes de pesticidas na forma convencional.

 

8. Alho

O alho é rico em alicina e selênio, dois nutrientes de potência para o seu fígado. Eles agem na limpeza e em nutrir o corpo inteiro, especialmente o sangue.

O selênio é um mineral naturalmente desintoxicante e alicina ajuda a afastar os invasores do sistema imunológico, que ajuda aliviar a carga no seu fígado.

Alho também ativa as enzimas no fígado que ajudam com a digestão e liberam as toxinas geral. Use os dentes de alho inteiro como a melhor opção, ao invés de processar alho picado ou em pó.

 

9. Cebolas

Como o alho, as cebolas também são ricas em alicina. Também estão cheias de potássio, fibras, fitonutrientes e flavonóides que ajudam o corpo a fazer tudo, desde combater um desagradável frio para repelir substâncias químicas tóxicas.

Para evitar uma indigestão, evite comer muita cebola crua.

 

10. Folhas Verdes

Espinafre, couve, acelga, alface, rúcula e couve, estão cheios de clorofila para purificar o sangue, que ajuda na função hepática e ajuda a neutralizar os metais pesados e produtos químicos tóxicos.

Só não se esqueça de comprar orgânicos, mais uma vez, para que você obtenha os benefícios.

Agora dê ao seu fígado o que ele merece e lembre-se, o açúcar, álcool, falta de exercício, muito café e alimentos de origem animal não são bons para a saúde do fígado. Cuide do seu fígado para que ele possa cuidar de você!

ATUALIZADO: 03.08.16

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